Bartolomeu Dias
África do Sul
Bartolomeu Dias
Em 1488 Bartolomeu Dias foi o primeiro europeu a dobrar o Cabo das Tormentas. Na esperança de abrir novos caminhos às descobertas portuguesas o cabo foi rebatizado como sendo da Boa Esperança. No final do século XV, a marinha portuguesa já tinha explorado a maior parte da costa africana virada ao Atlântico.
Antes o Cabo da Boa Esperança era chamado de Cabo das Tormentas pois as aguas no local eram muito violentas, além de mais adiante haver um enorme redemoinho que puxava as embarcações para o fundo do mar, por isso todos os navios que ali passavam nunca mais eram vistos, acabando por surgir lendas e historia do local.
De toda forma, o Cabo da Boa Esperança foi muito importante para a história ocidental. Uma vez dobrado, Portugal ampliou seu comércio com as Índias ampliando seus lucros, pois não precisava mais se submeter ao domínio das cidades italianas no Mar Mediterrâneo.
O Cabo da Boa Esperança, de que tanta gente já ouviu falar, é uma península no sul do continente africano que foi contornada pela primeira vez em 1488, por Bartolomeu Dias. O lugar também é conhecido como "Cabo das Tormentas", devido à grande quantidade de tormentas e ventos presentes na região.
Expressão popular antiga que significa morrer. O senhor que morava nessa casa dobrou o cabo da boa esperança ontem.
Porque na época que os portugueses estavam buscando rotas para chegar às Índias, ocorriam fortes tempestades e encontraram o Cabo das Tormentas, que logo foi renomeado como Cabo da Boa Esperança, além de que servia para direcioná-los ao caminho das Índias, pois era conhecido e útil.
Na viagem de retorno a Portugal, Dias finalmente avistou o cabo no extremo sul da África, ao qual deu o nome de cabo das Tormentas, por causa das tempestades que havia enfrentado na região alguns meses antes (mais tarde, o nome foi mudado para cabo da Boa Esperança). Dias chegou de volta a Portugal em dezembro de 1488.
>> Seguindo a mesma rota de Bartolomeu Dias, Vasco da Gama contornou a costa oeste africana, contornou o Cabo das Tormentas (agora Cabo da Boa Esperança) e conseguiu chegar às Índias no ano de 1498. Esse fato representou a consolidação de uma nova rota para o Oriente.
Conheça os principais navegadores de internet
Bartolomeu Dias
29 de maio de 1500
Cabo da Boa Esperança, Cidade do Cabo, África do Sul
Vasco da Gama nasceu em 1469 em Sines, pai de sete filhos foi um Ilustre navegador português que se destacou pela descoberta do caminho marítimo para a Índia em 1498, dois anos antes de o Brasil ser descoberto. Essa grande expedição foi a mais longa viagem oceânica realizada na época.
A descoberta do caminho marítimo para a Índia é a designação comum para a primeira viagem realizada da Europa à Índia pelo oceano Atlântico, feita sob o comando do navegador português Vasco da Gama durante o reinado do rei D. Manuel I, entre 1497-1498.
Vasco da Gama (1469-1524) foi um navegador português, comandante da grande expedição que partiu de Lisboa e abriu o novo caminho marítimo para a Índia, importante centro produtor de especiarias, tecidos e pedras preciosas.
Pedro Álvares Cabral
Grandes Navegadores
Quanto à rota, Vasco da Gama recomendava o seguinte percurso: Lisboa - ilhas Canárias - ilhas de Cabo Verde. ... A partir de Cabo Verde, convinha fazerem um desvio para ocidente a fim de evitarem os ventos contrários que sopram junto à costa da África. O rei D. Manuel I também deu instruções a Pedro Álvares Cabral.
17 Grandes Exploradores Portugueses
Os principais navegadores espanhóis foram Cristóvão Colombo, renomado descobridor e explorador da América, além de Vasco Núñez de Balboa, que foi responsável pela descoberta do Oceano Pacífico.
Além de Colombo, Fernão de Magalhães entrou para a história das navegações espanholas. O navegador era português, mas trabalhava em favor da coroa espanhola.
Os interesses que moviam os portugueses e espanhóis no período das grandes navegações eram vários. Podemos falar de um interesse pautado em aspectos econômicos, sociais e culturais. No âmbito econômico, é evidente que eles procuravam novas rotas de comércio, além de novas fontes de matérias prima para a venda.
As principais viagens feitas por eles foram as seguintes:
Grandes navegações - Portugal e Espanha se lançam ao mar no século 15. As nações ibéricas foram pioneiras na corrida para o mar no século 14, que marcou o fim da Idade Média na Europa. Depois de Portugal, que ensaiava a expansão marítima, a Espanha também se lançou ao mar.
Quais instrumentos que os navegadores utilizavam e já conheciam ?