Se a fala é triste, diga a frase em tom de choro; se é alegre, ria junto, e assim por diante. O mesmo pode ser feito com a leitura de poemas infantis. A entonação da voz e os movimentos corporais (como as “caretas”) ajudam a criar o senso rítmico fazendo muita diferença para aprender os fonemas!
Tendo por objetivo motivar a sua aprendizagem, também há que oferecer ao pequeno um ambiente propício para se iniciar na escrita. Por isso, o ambiente deve ser silencioso ou com música que ative a sua concentração e o convite a realizar traços curtos e intermitentes ou compridos e ondulantes consoante o ritmo desta.
Alfabetização: escola e famílias devem caminhar juntas Higa destaca que a participação dos pais e das mães é de extrema importância durante a alfabetização das crianças, mas não somente no período da quarentena. “Uma brincadeira que pode ser feita em casa e as crianças vão adorar é um caça ao tesouro.
Se considerarmos que a alfabetização é um processo que acontece a vida toda, a resposta é sim. Se acontece a vida toda, acontecerá também na pandemia, também a distância, em toda e qualquer circunstância…
4- Tenha os textos como pilares de todas as atividades Como falado no início do texto, a criança, para ser inserida no mundo da escrita, precisa ser alfabetizada e letrada ao mesmo tempo. Faça com que o aprendizado adquirido na alfabetização seja utilizado em situações reais, através da leitura e da produção textual.
Dicas de como apoiar a alfabetização em casa
Os hábitos e costumes da criança são influenciados pelo meio em que vivem; não que seja uma regra, mas o hábito da leitura e escrita no contexto familiar possibilitará maior estímulo para que a criança compreenda o valor desse ato no seu dia-a-dia.
Soares (2003) considera que alfabetização é a aprendizagem da técnica, domínio da escrita, da leitura e da relação que existe entre grafemas e fonemas, assim como dos diferentes instrumentos de escrita. Ou seja, é um processo que vai muito além de decodificação de letras e sílabas.
A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.
Para oferecer um ensino de qualidade se torna essencial alfabetizar letrando, pois algumas vezes os alunos sabem ler e escrever, mas não são capazes de produzir, interpretar e compreender textos. ... Neste sentido pode-se afirmar que é preciso inserir diversos tipos de textos no cotidiano das práticas educativas.
A alfabetização é o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever, já o letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais. ... Alfabetizado é o sujeito que sabe ler e escrever.
Atualmente a definição mais difundida é a apresentada por Magda Soares: "Letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita." Desse modo, letramento seria resultado ou ...
Ou seja, enquanto aquele que é alfabetizado reconhece o sistema de escrita, o letrado vai além e utiliza a leitura e a escrita nos mais variados contextos, interpreta, compreende e organiza discursos e reflexões.