10.
Resposta: Explicação: Calor específico é a quantidade de calor necessária para que cada grama de uma substância sofra uma variação de temperatura correspondente a 1°C. Essa grandeza é uma característica de cada tipo de substância e indica o comportamento do material quando exposto a uma fonte de calor.
Verificado por especialistas Calor específico é a quantidade de calor necessária para que cada grama da substância sofra uma variação de 1ºC ou 1 K, definido com base na água pura a 25ºC.
A capacidade térmica define a quantidade de calor que um corpo precisa receber para alterar sua temperatura em uma unidade. A capacidade térmica determina a quantidade calor que um corpo precisa receber para alterar sua temperatura em uma unidade.
O calor fornecido a um corpo que gera apenas variação de temperatura é denominado de sensível; caso haja mudança de fase, o calor será chamado de latente. Sabemos que calor é energia térmica em trânsito que flui entre os corpos em razão da diferença de temperatura entre eles.
Assim a noção de quente ou frio é relativa e a temperatura de um corpo precisa ser objetivamente definida. Termômetro é o aparelho que mede temperatura. Calor é uma forma de ENERGIA que passa de um corpo para outro devido unicamente à diferença de temperatura entre eles. ...
Tipos de calor latente
Existem dois tipos de calor: o calor sensível e o calor latente. O calor sensível é aquele que é transferido entre os corpos quando há mudanças de temperatura. O calor latente, por sua vez, ocorre quando há transferências de calor, sem que haja mudanças de temperatura.
A calorimetria é a parte da física que estuda os fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor.
CALOR é definido como energia cinética total dos átomos e moléculas que compõem uma substância. TEMPERATURA é uma medida da energia cinética média das moléculas ou átomos individuais. A distinção fica mais clara pelo seguinte exemplo. ... Portanto, a quantidade de calor depende da massa do material, a temperatura não.
A REAÇÃO DO ORGANISMO: O calor provoca vasodilatação, o que pode causar queda da pressão arterial e provocar mal-estar, sonolência e desânimo. Quando a temperatura externa é superior à do corpo, o único meio de perder calor é suar.
A unidade de medida mais utilizada para o calor é a caloria (cal), mas a sua unidade no Sistema Internacional é o Joule (J). A caloria é definida como a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1g de água em 1ºC.
Para que aconteça a troca de calor é preciso que ele seja transferido de um objeto para outro e de uma região para outra. Existem três processos de propagação de calor: condução, convecção e irradiação.
Utilizando um calorímetro podemos medir o calor, a energia, a potência, além do calor específico de várias substâncias. Ele é um aparelho bem simples, mas de grande utilidade quando se trata de determinar o calor trocado entre dois corpos.
As unidades mais utilizadas para o trabalho com a energia na forma de calor são:
joule
joule
Unidades de Medida
Unidade de medida é uma quantidade específica de determinada grandeza física e que serve de padrão para eventuais comparações, e que serve de padrão para outras medidas. ... Segue abaixo as grandezas Físicas e suas unidades no sistema internacional. São grandezas cujas unidades são derivadas das unidades básicas do SI.
As grandezas físicas se resumem em unidades de medidas criadas através do Sistema Internacional de Unidades (SI), responsável por tal padronização. Na mecânica, o SI corresponde ao sistema MKS, que tem como unidades fundamentais: metro, quilograma e segundo.
Significado de Medir verbo transitivo direto, bitransitivo e intransitivo Determinar a extensão, a altura ou a grandeza de; mensurar: medir a área de um terreno; ainda preciso medir. ... [Figurado] Regular algo com moderação: medir as palavras; medir as despesas.