As metas vão desde a educação infantil até o ensino superior, passam pela gestão e pelo financiamento do setor e pela formação dos profissionais. Falando de Recursos Educacionais Abertos a sociedade civil contribuiu com propostas e a comunidade REA-Brasil enviou 13 contribuições no início desse processo.
Pode acreditar, os primeiros registros da origem do EAD datam de 1928. Certamente, a realidade era bem diferente da que conhecemos hoje, mas a essência do que é EAD permanece a mesma. Na época, um professor americano chamado Calleb Phillips enviava cartas aos seus alunos com conteúdos sobre Taquigrafia.
A história do EAD no Brasil teve seu primeiro registro de atividade em 1904 com uma ação do Jornal do Brasil, que começou a oferecer um curso voltado para datilógrafos por meio de correspondências.
O professor Caleb Phillips oferecia um curso de Taquigrafia (uma técnica para escrever à mão de forma rápida, usando códigos e abreviações) para alunos em todo o país, com materiais enviados semanalmente pelo correio. Este foi o primeiro registro de um curso a distância.
Já outros acreditam que o ensino a distância surgiu em 1890, na Alemanha, também por correspondência. Alguns anos mais tarde, em 1922, a Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, desenvolveu a ideia e passou a oferecer conhecimento por meio do rádio.
Apesar de os conceitos serem modernos, o EaD é uma prática muito antiga. ... Mas, foi em 1728, que surgiu o EaD sistematizado, quando a Gazeta de Boston ofereceu um curso por correspondência ministrado pelo professor Caleb Philipps, sendo este, considerado por muitos, o marco inicial do EaD.
Evolução do EAD no Brasil A internet deixou a educação a distância muito mais atrativa para os brasileiros. Nos últimos 20 anos a procura e oferta por cursos de EAD cresceu muito mais do que o esperado. Foi também neste século que as instituições brasileiras.