A Microsoft foi fundada por Bill Gates e Paul Allen em 4 de abril de 1975 para desenvolver e vender interpretadores BASIC para o Altair 8800. A empresa posteriormente iria dominar o mercado de sistemas operacionais de computadores pessoais com o MS-DOS, em meados da década de 1980, seguido pelo Microsoft Windows.
As instruções operacionais eram produzidas diretamente no hardware. ... Na década de 70 do século 20, Steve Jobs teve a ideia de criar o computador pessoal que roda um sistema operacional compatível para usuários comuns. Estava sendo criada a microinformática. Isso ocorreu por volta de 1976.
O conceito de sistema operacional apareceu durante a segunda geração da computação moderna (1955 - 1965), através da programação em Batch. Assim, vários comandos já poderiam ser executados em sequência através de cartões perfurados, eliminando parte do trabalho do operador de terminal.
O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC.
Se essa for a definição aceita, o primeiro software surgiu na Inglaterra em 1948, baseado num sistema criado pelo matemático húngaro John von Neumann (1903-1957). O incrível é que, cem anos antes de Neumann, esse conceito de software já havia sido imaginado, na teoria, por uma mulher.
Em computação, uma instalação (do inglês installation ou setup) é um processo (ou seu resultado) quando todos os arquivos necessários são colocados num computador para que o programa (por exemplo, sistema operacional, driver de dispositivo, software aplicativo, módulo de extensão, patch, etc.) possa ser executado.
Desenvolvimento de Software – diferentes métodos, mesmos pilares
A este processo chamamos Ciclo de Vida dos Sistemas de Informação. Neste trabalho, propomos um ciclo de vida constituído por quatro fases, a decisão de adopção e aquisição, a implementação, o uso e manutenção e o declínio.