17 de março de 180 d.C.
Magno Máximo (em latim: Flavius Magnus Maximus Augustus), conhecido também como Maximiano (em latim: Maximianus; em galês: Macsen Wledig), foi um usurpador e imperador romano entre 383 e 388. ... Em 387, numa tentativa de ampliar seu reino, Máximo invadiu a Itália e acabou derrotado por Teodósio na Batalha do Sava em 388.
As poucas informações sobre as origens de Roma são encobertas pela clássica explicação mítica que atribuem sua fundação à ação tomada pelos irmãos Rômulo e Remo. ... Entre os séculos VI e I a.C., o regime republicano orientou a vida política dos cidadãos romanos.
Segundo historiadores os primeiros povos que habitaram essa península foram os itálicos, também conhecidos como italiotas, os etruscos que ficaram famosos por suas navegações; e por fim os gregos, onde fundaram varias cidades-Estado famosas. Espero ter ajudado!
O imperador Otávio Augusto (27 a.C. a 14) reorganizou a sociedade romana....Império Romano (27 a.C. a 476)
Conquista romana da Itália — séculos V a III a.C. Conquista romana da península Ibérica — entre o fim do século III a.C. e o fim do século I a.C. Guerra romano-síria (192–188 a.C.) — conquista de parte do sul da Anatólia. Terceira Guerra Púnica (149–146 a.C.) — marcou o início da conquista do norte de África.
O domínio de Roma em 27 a.C. não se restringia aos limites da cidade, mas alcançou terras longínquas, como o Oriente Médio, o Norte da África e a Península Ibérica. Os romanos enriqueciam-se às custas dos povos conquistados e da sua mão de obra escrava.