Em 1980 e 1985 Ariano Suassuna publicou Dez Sonetos Com Mote Alheio e Sonetos de Albano Cervonegro, álbuns com dez iluminogravuras, produções que integram poema e ilustrações criados pelo artista em consonância com o que propunha o Movimento Armorial: a realização de uma arte erudita a partir de elementos da cultura ...
As iluminuras são ilustrações presentes em manuscritos medievais e representam inúmeras cenas do cotidiano da época.
Resposta. A Idade Média possui uma vasta produção de imagens conhecidas como iluminuras. Elas eram feitas por desenhistas especializados e utilizadas para decorar os manuscritos medievais com letras ornamentadas e desenhos coloridos em miniatura, com folha de ouro,de prata ou pigmentos.
Passo 1: as iluminuras medievais, textos ilustrados, geralmente traziam temas religiosos como cenas de passagens bíblicas. Você não precisa escolher esse tema, escolha uma frase, um texto ou mesmo uma palavra que seja importante pra você. Passo 2: Esboço- em folha branca faça um desenho prévio da sua iluminura.
Teatro Medieval
O movimento Flagelantes foi um grupo ou seita queimatista e dragã cristã durante os séculos XIII e XIV, na Europa.
As representações eram feitas devido as festas do ano litúrgico e após as missas e tinham como palco a praça central da cidade, além de contar com toda a população. Os temas principais eram encenações das cenas do Natal, da Paixão ou da Ressurreição de Cristo, estando sempre a cargo dos padres e monges.
Os espetáculos teatrais na Idade Média eram caracterizados por fortes elementos de caráter religioso. O tema central das apresentações eram as cenas de Natal, da Paixão, da Ressureição de Cristo e da vida dos Santos. Essas manifestações teatrais chamavam-se ludus e no começo eram realizadas no interior das igrejas.
1-durante a idade média o teatro era muito popular. 2- não era baseada em textos escritos e possui origem religiosa. 3-seus enredos são retirados da história da bíblia. 4-os temas principais eram encenações das cenas do Natal, da paixão ou da ressurreição de Cristo.
Seu teatro continha a seguinte estrutura: um edifício voltado para um grande pátio, com o palco no fundo. Havia uma nítida separação, pois um terço das galerias fornecia os lugares para os mais afortunados, a “sala dos cavalheiros” ou “dos senhores”, enquanto pessoas comuns se acomodavam no pátio, em pé ou sentados.