Vossa Senhoria é um pronome de tratamento, que deve ser abreviado como V.S. ª quando necessário. Deve ser utilizado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos, geralmente em situações formais, quando nos dirigimos a pessoas com grande prestígio social.
Não é apropriado o uso do tratamento digníssimo (DD) para autoridades, pois a dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo redundante a sua repetição. É desnecessário o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares.
Vossa Excelência é o tratamento utilizado para as seguintes autoridades:
A faixa salarial do Secretário Municipal (serviço Público Municipal) fica entre R$ 5.
Identificação clara do destinatário e do tipo de ofício. Clareza e concisão na demanda ou comunicado. Assinatura e identificação do remetente.
Os dados que precisam constar no ofício são:
ATENDIMENTO TELEFÔNICO
Vossa Excelência (V. Ex. ª): Para o/a Presidente da República, senadores(as) da república, ministros(as) de Estado, governadores(as), deputados(as) federais e estaduais, prefeitos(as), embaixadores(as) e cônsules.
Quando o expediente for assinado por mais de uma pessoa, a ordem das assinaturas segue a hierarquia dos cargos, começando do nível inferior (é como se o ocupante do cargo mais alto desse aval às informações prestadas). No caso de signatários da mesma hierarquia, as assinaturas devem vir lado a lado.
1) Em todo o texto do documento: a) Fonte ARIAL ou TIMES NEW ROMAN de tamanho 12; b) Parágrafo alinhado a esquerda, todos os recuos = zero, espaçamentos: antes = zero, depois = zero e entre linhas = simples.
Os tipos documentos administrativos são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.
O ofício jurídico também pode ser destinado a advogado, ou até mesmo a representantes legais (advogados de terceiros).
Um ofício é um documento que, em geral, tem como objetivo solicitar, comunicar, reivindicar ou notificar de maneira formal sobre um determinado assunto.
É enviado principalmente para autoridades públicas e funcionários de determinada organização. Em um ofício, é preciso constar os seguintes elementos: Local e data, assunto, destinatário, fecho, texto, assinatura do autor e identificação do signatário e número do ofício.
A melhor maneira de informar a data numa carta oficial é escrevê-la por extenso: 7 de agosto de 2001. Outra opção é fornecer o dia da semana, em vez de o ano: Sexta-feira, 7 de agosto. Na grande maioria das vezes, a data vem logo depois do endereço.
Escreva dia, mês e ano em algarismos arábicos, tudo separado por hífen, e o ano com quatro algarismos: 21-4-2000. Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937.
Nas restantes situações, entre as quais a correspondência, mesmo formal, a fórmula consagrada consiste na indicação do local de emissão, separado da data por uma vírgula, escrevendo-se primeiro o dia, depois o mês e, por fim, o ano, sendo estes elementos ligados pela preposição de (por exemplo: «Lisboa, 23 de Abril de ...