EQST

Onde Ocorre A Febre Amarela?

Onde ocorre a febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um flavivírus (o vírus da febre amarela), para a qual está disponível uma vacina altamente eficaz. A doença é transmitida por mosquitos e ocorre exclusivamente na América Central, na América do Sul e na África.

Qual é o período de incubação da febre amarela?

O período de incubação (ou seja, o tempo decorrido entre a picada do mosquito e o aparecimento dos primeiros sintomas da doença) é curto, geralmente de 3-6 dias. 4. Quais são os sintomas da febre amarela?

Qual o ciclo de transmissão da febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.

Quanto tempo demora para a febre amarela?

A febre amarela é uma doença aguda febril, com sintomas considerados inespecíficos, como febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos, por cerca de três dias.

Qual é o ciclo do vírus da febre amarela?

É uma doença infecciosa febril aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), e de gravidade variável. Possui dois ciclos de transmissão: o silvestre (que ocorre entre primatas não humanos, onde o vírus é transmitido por mosquitos silvestres) e o urbano (erradicado no Brasil desde 1942).

Como a febre amarela chegou ao Brasil?

Brasil. A primeira referência à febre amarela no Brasil data de 1685, com a ocorrência de surto em quatro urbes da Capitania de Pernambuco: Recife, Olinda, Ilha de Itamaracá e Goiana. O vírus da febre amarela e o Aedes aegypti vieram juntos de África, nos navios negreiros.

Como é o nome do vírus da febre amarela?

A Febre Amarela (FA) é uma doença infecciosa viral febril aguda que pode ser transmitida pela picada de mosquitos infectados com o arbovírus amarílico, da família Flaviviridae, a mesma do vírus da dengue.

Qual é o vetor da febre amarela?

A febre amarela urbana é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (atualmente não temos casos de febre amarela urbana registrados no TO). Quando o mosquito pica um macaco ou uma pessoa doente, que está com febre amarela, ele torna-se capaz de transmitir o vírus.

Como o vírus da febre amarela age no organismo?

Depois de inoculado sob a pele dos seres humanos ou macacos, os vírus da febre amarela concentrados nas glândulas salivares das fêmeas dos mosquitos invadem os vasos linfáticos do doente. Dali, caem na circulação e infectam as células do fígado, rins, coração, pulmões, a mucosa do sistema digestivo e até do cérebro.

Quais são as consequências da febre amarela?

A doença é caracterizada por febre, dores no corpo, dor de cabeça, comprometimento do fígado e dos olhos e pele amarelada. Em casos mais graves, causa insuficiência hepática e renal, levando à morte. A única forma de transmissão do vírus para os seres humanos é a picada de mosquitos.

Quais são as complicações da febre amarela?

Em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver algumas complicações, como:

  • febre alta;
  • icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos);
  • hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal);
  • eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Quais são as consequências da febre?

Consequências da febre A febre pode também piorar o estado mental em pessoas com demência. A elevação extrema da temperatura (geralmente mais de 41 °C) pode ser prejudicial. Uma temperatura corporal alta assim pode causar o mau funcionamento da maioria dos órgãos e, por fim, a insuficiência destes.

Qual o impacto na saúde pública causada pela febre amarela?

De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, mais de 40% dos casos recentes de febre amarela evoluíram para óbito: em cada duas pessoas infectadas, uma tem risco de falecer em decorrência dos desdobramentos da doença.

Qual é a doença que a pessoa fica amarela?

Na icterícia, a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas. Ela ocorre quando há excesso de bilirrubina (um pigmento amarelo) no sangue - uma condição denominada hiperbilirrubinemia.

O que pode causar pele amarelada?

A pele amarelada pode ser um sintoma de várias doenças do fígado, como hepatite ou cirrose, por exemplo, especialmente se a pessoa apresentar também a parte branca dos olhos amarela, sendo nestes casos a pele amarelada chamada de icterícia.

O que pode ser quando o olho fica amarelo?

O que podem ser os olhos amarelados. Os olhos amarelados normalmente surgem quando existe um acúmulo excessivo de bilirrubina no sangue, uma substância que é produzida pelo fígado e que, por isso, está alterada quando existe algum problema nesse órgão, como hepatite ou cirrose, por exemplo.

O que é quando a parte branca do olho fica amarela?

Pele e olhos amarelos são um sintoma de diversas patologias que promovem o acúmulo de bilirrubina, pigmento presente na bile que tem origem na quebra de elementos das células vermelhas do sangue. Essa condição é conhecida como icterícia.

Qual a cor das fezes de quem tem hepatite?

A presença de fezes claras, quase brancas, é chamada de acolia fecal, sendo também um sinal comum de hepatite. A origem da acolia fecal é a mesma da icterícia. A bilirrubina é a substância responsável pela coloração marrom das fezes.