William Thomson
O astrolábio é um instrumento de medição que foi inventado pelos árabes e aperfeiçoado pelos gregos.
A bússola a o astrolábio podem ser tidas como invenção dos chineses. Isso porque esses dois equipamentos foram muito utilizados durantes as grandes navegações em que o homem se lançou ao mar como forma de descobrir novos territórios.
A bússola foi de suma importância nas grandes navegações, servindo como principal ferramenta de orientação geográfica dos navegadores. ... Isso ocorre em razão da grande quantidade de ferro derretido no interior da Terra, que funciona como um imã e atrai a agulha magnetizada da bússola.
O sextante pode ainda ser utilizado para medir ângulos horizontais entre objectos conspícuos da costa e assim calcular uma posição. ... Devido à sua grande importância histórica na determinação da posição dos navios no mar, o sextante é o símbolo adotado pela navegação marítima e pelos navegadores há mais de duzentos anos.
Resposta: A caravela era o meio de transporte, a bússola indicava o caminha e o astrolábio indicava a latitude e a longitude.
Desse modo, astrolábio, em tradução literal, seria “buscador de estrelas”. Na astronomia, o instrumento era utilizado para determinar a altitude dos corpos celestes. Contudo, ele também foi usado para determinar a hora, cálculo da altura de construções, profundidade de poços e auxílio nas navegações.
Um sextante é um sexto da dentição. Há três sextantes em cada arcada. A arcada dentária é dividida conformea seguir (Fig. 6-5): • Sextante superior posterior direito • Sextante superioranterior • Sextante superior posterior esquerdo ...
A Terra é dividida em linhas imaginárias horizontais (denominadas latitudes) e verticais (denominadas longitudes). Esse sistema foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a locomoção pelo planeta. Dessa forma, poder calcular a latitude no qual você se encontra, ajuda entender qual é a sua localização no planeta.