Um dilema ético surge quando uma pessoa é forçada a decidir entre duas opções moralmente válidas, mas elas podem entrar em conflito com os limites estabelecidos de uma empresa, agência governamental ou lei.
Resumo. O reaparecimento das preocupações éticas traduz o profundo mal-estar de nossas sociedades em conseqüência do triunfo da racionalidade instrumental, que tende a fazer dos seres humanos objetos manipuláveis. ... Com este objetivo, são revistos os conceitos de ética da convicção, da responsabilidade e da discussão.
Valor é a quantidade de algo que um indivíduo tem, alguém considerada com muitos valores, tem muitas qualidades, uma pessoa considerada com poucos valores, poucas qualidades.
Ser ético é agir de acordo com a ética e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido por convenção de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas sociedades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético pode ser respeitar códigos de conduta.
Ser ético é ter consciência de suas escolhas. Uma pessoa ética deve saber o que é bom e realizar tais ações, em vez de tomar atitudes maliciosas....Em vez disso:
Viver eticamente requer reflexão. Pensar e pensar bem, faz parte de uma vida ética. Pensar e respeitar acordos sociais, condiz com uma postura ética, com um sujeito ético. Viver eticamente, é ter a vida como um valor de primeira grandeza.
Aprender a viver com os outros, a conviver, implica fazer da partilha, do diálogo e da ajuda mútua, sinais quotidianos de uma cidadania activa. Antes de constituir-se como reflexão sobre valores, princípios ou regras de conduta, a ética diz respeito a essa prática de convívio.
Os valores humanos são os fundamentos éticos e espirituais que constituem a consciência humana. São os valores que tornam a vida algo digno de ser vivido: eles definem princípios e propósitos valiosos e objetivam fins grandiosos.