De acordo com o documento publicado pela FIESP/CIESP o mundo está passando por grandes transformações que vão do crescimento da renda e das populações a mudanças no modo de produzir, consumir, locomover e se relacionar.
O que são microtendências? As microtendências, em compensação, são aquelas que geram impacto no dia a dia, de forma muito menor do que as macrotendências. Normalmente são mais comerciais e duram menos tempo, com ciclos de 3 a 5 anos.
As MICRO E MACRO TENDÊNCIAS possuem um ritmo mais lento de adoção pelos consumidores, mas representam algo que está ocorrendo em uma escala muito maior do que um modismo ou moda passageira. Uma micro tendência costuma durar de 3 a 5 anos, já uma macrotendência, normalmente perdura mais na faixa de 5 a 10 anos.
A macrotendência pragmática, que abrange, sobretudo, as correntes da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e para o Consumo Sustentável, é expressão do ambientalismo de resultados, do pragmatismo contemporâneo e do ecologismo de mercado que decorrem da hegemonia neoliberal instituída mundialmente desde a década ...
A macrotendência crítica reconhece a dimensão histórica da questão ambiental e a indissociabilidade dos aspectos sociais da EA, assumindo que esta está além de aspectos comportamentais do indivíduo. Desta forma, faz críticas sobre o modelo econômico capitalista e aos atuais padrões de consumo e produção.
Atualmente existem várias vertentes e, neste trabalho, foram consideradas três macrotendências principais, conservacionista, pragmática e crítica, que se diferenciam principalmente por seus objetivos com relação ao meio ambiente e à sociedade.
A educação ambiental crítica tenta despertar, em todos, a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente, tentando superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo, esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante.
4o São princípios básicos da educação ambiental: I - o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo; II - a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade; III - o pluralismo de idéias e ...
“Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltados para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à qualidade de vida e sua sustentabilidade”.
A educação ambiental objetiva a compreensão dos conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação. Sendo assim, ela busca a formação de cidadãos conscientes e críticos, fortalecendo práticas cidadãs.
Para a Educação Ambiental Crítica, conseqüentemente, a prática escolar exige o conhecimento da posição ocupada por educandos na estrutura econômica, da dinâmica da instituição escolar e suas “regras” e da especificidade cultural do grupo social com o qual se trabalha.
Atualmente existem várias vertentes e, neste trabalho, foram consideradas três macrotendências principais, conservacionista, pragmática e crítica, que se diferenciam principalmente por seus objetivos com relação ao meio ambiente e à sociedade.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FORMAL OU INFORMAL. No que tange a educação não-formal a Lei entende como tal as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e a sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.
Escolha uma: Processo no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência de seu meio ambiente e adquirem o conhecimento, os valores, as habilidades, as experiências e a determinação que os tornam aptos a agir e resolver os problemas ambientais. ...
Uma das formas que pode ser utilizada para o estudo dos problemas do meio ambiente é através de uma educação consciente e um planejamento voltado para a responsabilidade ambiental dos indivíduos, podendo alcançar a mudança de comportamento de inúmeros alunos, tornando-os influente na defesa do meio ambiente para que se ...
Sendo a educação ambiental fundamental para a conscientização das pessoas, para que os recursos naturais sejam utilizados de forma sustentável garantindo que estes possam ser utilizados pelas gerações presentes e futuras, buscando mudanças de hábitos e atitudes, formando um equilíbrio entre a sociedade e a natureza, ...
Para isso, a Educação Ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e das atividades escolares.
Como perspectiva educativa, a educação ambiental deve estar presente, permeando todas as relações e atividades escolares, desenvolvendo-se de maneira interdisciplinar, para refletir questões atuais e pensar qual mundo queremos, e, então, por em prática um pensamento ecologista mundial.
7 atividades sobre meio ambiente para a sala de aula!
A educação ambiental no cotidiano das escolas vai ajudar os indivíduos a tomar a consciência e mudança de comportamento com relação ao meio ambiente, aos seres vivos e aos recursos naturais renováveis e não renováveis e os problemas sociais que requerem mudanças urgentes.
A educação ambiental na escola, envolvendo todo o quadro de professores, funcionários e alunos, vem como um processo de reconhecimento de valores e esclarecimento de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio e aos princípios sociais e ambientais da ...
10 dicas importantes para preservar o meio ambiente
A educação ambiental possibilita repensar práticas sociais e o papel dos professores como mediadores e transmissores de um conhecimento necessário para que os alunos adquiram uma compreensão essencial do meio ambiente global e local, da interdependência dos problemas e soluções e da importância da responsabilidade de ...
A Educação Ambiental promove uma conscientização do que realmente pode-se entender sobre o que é sustentabilidade, uma vez que, ao se estudar a o desenvolvimento sustentável deve- se visar à educação como base para fundamentar um conceito consciente e que realmente promova a sustentabilidade.
Por meio de atitudes e ações conscientes, o ser humano aprende a interagir de forma correta com o meio ambiente. ... Assim, por meio da educação ambiental, é possível promover o respeito ao meio ambiente e aos seus recursos através do desenvolvimento sustentável, fortalecendo a relação homem e natureza.
Como preservar o meio ambiente: 9 hábitos para adotar no dia a dia