Nos pacientes com hidradenite no estágio I, antibióticos tópicos, como a solução de clindamicina a 1% para aplicação direta sobre as lesões, são normalmente indicados. Aplicação de corticoides através de punção por agulha das lesões é outra opção, pois ela ajuda a acelerar a resolução das mesmas.
A hidradenite, também chamada de hidrosadenite, é uma infecção de origem bacteriana das glândulas sudoríparas apócrinas, decorrente de uma predisposição individual que pode complicar-se devido a infecções. Acomete, em especial, a região axilar.
Pomadas com vitamina A, como Hipoglós ou Hipoderme: ajudam a pele a cicatrizar mais rápido; Injeções de corticoides, como Prednisolona ou Triancinolona: reduzem a inflamação dos caroços, aliviando o inchaço, a dor e a vermelhidão; Analgésicos, como Paracetamol ou Ibuprofeno: ajudam a aliviar o desconforto e a dor.
Dependendo da área e tamanho da lesão, podem ser realizadas desde uma incisão e drenagem do nódulo até cirurgias maiores. A cirurgia é frequentemente o tratamento definitivo mais adequado para a HS.
A saída de pus ou de secreção amarelada é forte indicador que o ferimento está infectado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias causadoras da infecção.