O currículo é visto a partir da teoria crítica e pós-crítica, segundo Silva (2007), como espaço de poder, de lutas, sendo uma construção social. Prioriza- se a problematização, o diálogo, instigando o aluno na sua fala com a realidade.
Nesta perspectiva, o currículo pós-crítico busca realizar no campo educacional brasileiro transformações, pensando em práticas educacionais que apontem para uma multiplicação de sentidos, para as variadas linguagens que o currículo traz como verdades que podem ser modificadas, com novas possibilidades e invenções.
No campo do currículo, a expressão teorias pós-críticas é utilizada para se referir às teorias que questionam os pressupostos das teorias críticas, marcadas pelas influências do marxismo, da Escola de Frankfurt e em alguma medida da fenomenologia, discussões em que as conexões entre currículo, poder e ideologia são ...
Dicas para Gamificar
As orientações didáticas presentes nos documentos oficiais devem acompanhar o trabalho dos professores nas suas ações, podendo-se destacar: LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação); PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais); o Projeto Pedagógico e o Regimento Escolar.