O profeta Malaquias foi contemporâneo de Esdras e Neemias, no período após o exílio do povo judeu na Babilônia em que os muros de Jerusalém tinham sido já reconstruídos em 445 a.C., sendo necessário conduzir os israelitas da apatia religiosa aos princípios da lei mosaica.
O significado para Malakai é: "Variante de Malachi (mesma pronúncia). Significa anjo ou mensageiro de Deus.".
Isso ocorre pois além do nome não aparecer de forma explícita, o nome Malaquias pode ser um nome próprio ou um substantivo usado como título. Sobretudo, o livro não traz referencia biográfica sobre o profeta. A tradição atribui a autoria ao escriba Esdras (embora este não tenha sido chamado de profeta ou mensageiro).
Vale a pena conferir. Entre o último profeta do Antigo Testamento (Malaquias) e o primeiro do Novo Testamento (João Batista), houve um período de aproximadamente 400 anos, sendo um período pouco estudado pelos estudiosos bíblicos em muitos casos.
O "peso" (ou "mensagem repressiva") do Senhor proclamado por Malaquias é assim constituído: (1) Deus reafirma seu fiel amor a Israel segundo o concerto (1.
Os quatro profetas maiores, assim chamados pela maior quantidade de textos proféticos escritos, correspondem aos evangelistas Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Os 12 profetas menores, correspondentes aos apóstolos, são Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Ageu, seu escritor, foi um profeta hebreu e contemporâneo de Esdras, Neemias e Zacarias. Sua mensagem foi de exortação e motivação a respeito da restauração de Jerusalém e seu Templo.
Está cristalizado na tradição cristã a ideia de que João Batista é o precursor de Jesus (Messias esperado), tendo como missão preparar o seu caminho. ... João Batista é o profeta do Segundo Testamento, que rompeu com a tradição religiosa corrompida de seu tempo.
O início do ministério profético de Isaías situa-se em 754 a.C., coincidindo com 2 datas históricas precisas: a morte do rei Uzias de Judá e a fundação de Roma.
O profeta Isaías, corajosamente, anunciou ao rei Acaz que Deus decidiu substituir a promessa da dinastia de Davi pela promessa do Imanuel.
Eliyahu de Rabá, que os estudiosos concordam foi escrito no final do século X, tem 3 citações referenciadas Isaías 53, no Midrash conhecido como Tana Devei Eliyahu, aplicando-se-lhes os justos de Israel (capítulos 6, 13, 27).
Focando em Jerusalém, a profecia de Isaías, em sua primeira metade, transmite mensagens de punição e juízo para os pecados de Israel, Judá e das nações vizinhas, tratando de alguns eventos ocorridos durante o reinado de Ezequias, o que se verifica até o final do capítulo 39.
Ao ter sua boca tocada com a brasa, Isaías ouve as palavras: “Agora que isto tocou os teus lábios tua culpa está sendo tirada, teu pecado, perdoado”.
O Concílio de Tolosa ou Concílio Provincial de Tolosa ou ainda Concílio de Toulouse aconteceu em 1229 na cidade de Tolosa na França. Fazendo parte dos esforços da Igreja Católica de suprimir a heresia cátara, este concílio regional ou provincial decidiu proibir o uso da Bíblia em língua vernacular pelos leigos.
O duque de Boêmia solicitou do papa Gregório VII permissão para publicar as Sagradas Escrituras em eslavo, mas o papa exortou, em 1080, o citado Duque de que não permitisse a publicação das Escrituras na língua do país1.
Os católicos referem-se a ela como Nossa Senhora e a veneram como a Rainha do Céu e Mãe da Igreja, baseados no fato dela ter sido a mãe de Jesus que, segundo os Dogmas do Cristianismo, é Deus.