A Escala Modificada de Ashworth é uma escala de classificação de 6 pontos para medir a resistência muscular ao movimento passivo. Quatro grupos musculares em cada membro inferior foram testados.
O tono muscular é avaliado pela palpação dos músculos, movimentação passiva dos membros e balanço passivo de extremidades.
Como avaliar a força muscular
A escala de Oxford Modificada, objetiva graduar a força muscular em uma escala de seis pontos (0 a 5), sendo que 0 significa ausência de contração, 1 esboço de contração, 2 contração fraca, 3 moderada, 4 boa e 5 forte.
Estes métodos avaliam a capacidade de contração e são: observação clínica, palpação vaginal, ultrassom, ressonância nuclear magnética e eletromiografia e métodos que avaliam a força de contração muscular: palpação vaginal, dinamômetros de pressão, perineômetros, cones vaginais.
O exame físico é feito por observação da capacidade de contração e idealmente pela palpação interna para percepção do tônus, controle, coordenação, força e resistência musculares. Além disso, podem ser usados aparelhos para medição da força muscular e visualização da capacidade de contração muscular.
Essa é essencial em tarefas de vida diária e em atividades desportivas. A FM é utilizada para identificar indivíduos que possam estar em grupo de risco para lesões musculoesqueléticas, além de avaliar a aptidão física para desportos, o que torna sua mensuração de grande importância.
A força dinâmica é subdividida em dois tipos: Concêntrica: maior que a sobrecarga do movimento. É aquela em que a força muscular aplicada é maior que a resistência. A força vence a resistência, produzindo-se o movimento positivo.