EQST

Como Era A Escola No Tempo Dos Meus Pais?

Como era a escola no tempo dos meus pais?

No tempo que eles iam à escola os professores passavam o dever de casa e os pais não precisavam ficar mandando os filhos fazerem porque eles, segundo meus pais, eram mais maduros e responsáveis. As aulas eram dadas por um professor até a 4ª série. E Educação Física era a partir da 5ª série.

O que as escolas ensinavam antigamente?

Antigamente só quem estudavam eram os meninos, as meninas aprendiam a ser donas de casa e boas mães, bordando, costurando e as mais afortunadas, tinham aulas particulares de piano e outras coisas mais. Só com o passar do tempo a escola se tornou mista, isto é, estudavam tanto meninos quanto meninas.

Como era a alfabetização na década de 70?

“Nas décadas de 1970 e 1980, todos os métodos de alfabetização utilizados na escola apregoavam que o aluno, para poder ler textos reais, primeiro tinha que ser capaz de decodificar letras e sons (fonemas) corretamente. Não se lia, por exemplo, para uma criança que não sabia ler” (MORTATTI, 2006, p. 56).

Como era a educação no período militar?

Os estudantes não tinham mais Sociologia nem Filosofia, e em seu lugar o governo militar criou três disciplinas: Educação Moral e Cívica, Estudos de Problemas Brasileiros e Organização Social e Política Brasileira – válidas para todas as escolas e todos os níveis, do fundamental ao universitário.

Como era a educação dos filhos antigamente?

Antigamente, a educação das crianças se limitava ao que se aprendia em casa, sendo que deviam obediência não apenas aos pais, mas a todos os adultos. Quem definia o que era certo ou errado, o que a criança podia ou não fazer eram os pais e estes não podiam ser questionados por seus filhos.

Como era o ensino nos anos 50?

Ao final dos anos 1950, metade das crianças em idade escolar estava fora do sistema. Ainda que a função do ensino primário fosse a simples alfabetização, ele não cumpria o seu objetivo. Ao mesmo tempo, a escola secundária pública era moldada aos interesses das elites dirigentes do país, com difíceis exames de seleção.

Como era a educação antes da Ldben?

Para Hamilton Werneck, pedagogo e especialista em educação, a LDB de 1961 representou um grande avanço para o ensino nacional. De acordo com ele, antes disso, o ensino era basicamente conservador e vertical: professor ensina, aluno aprende. Como instrumento de aprendizagem, apenas quadro negro, lápis e papel.

O que a Ldben 9394 96 nos diz sobre a educação básica e o que é possível perceber no nosso Dia-a-dia como professores pais ou estudantes?

Direito. ... Esta lei foi aprovada em dezembro de 1996 com o número 9394/96, foi criada para garantir o direito a toda população de ter acesso à educação gratuita e de qualidade, para valorizar os profissionais da educação, estabelecer o dever da União, do Estado e dos Municípios com a educação pública.

O que a LDB determina ao se referir a verificação do rendimento escolar?

A LDB, ao se referir à verificação do conhecimento escolar, determina que sejam observados os critérios de avaliação contínua e cumulativa da atuação do educando, com prioridade dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais (Art. 24, V-a).

O que diz a Ldben 9394 96 sobre Avaliação na Educação Infantil?

Art. 31. Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

Pode-se dizer então que a avaliação na educação infantil deve?

Pode-se dizer então que, a avaliação na Educação Infantil não é utilizada como instrumento de retenção das crianças, mas deve-se observar constantemente de maneira crítica o seu envolvimento e desenvolvimento nas atividades promovidas pelo educador no que diz respeito às brincadeiras e as interações ocorridas no ...

O que é uma avaliação na educação infantil?

É necessário compreender a avaliação como norteadora de caminhos no processo de aprendizagem das crianças. Avaliar é acompanhar essa trajetória, levando em conta suas mudanças e transformações. Segundo Vygotsky, precisamos levar em conta também as potencialidades cognitivas das crianças.

Qual é o papel da avaliação na educação infantil?

Realizar a avaliação dos alunos da Educação Infantil é fundamental, já que por meio dela é possível acompanhar o desempenho emocional e cognitivo de cada criança. ... Além disso, é uma maneira de analisar a prática pedagógica e o modo como o professor conduz sua turma de alunos e como os incentiva em seu desenvolvimento.

Qual é o objetivo da avaliação na educação infantil?

A avaliação é um instrumento importante para que o professor entenda o contexto da aprendizagem. ... O processo de avaliação na educação infantil deve ser contínuo: ou seja, a efetividade da aprendizagem precisa ser avaliada durante todo o trabalho. Afinal, o objetivo é o desenvolvimento do aluno em todos os aspectos.