"A pessoa que possui a doença celíaca não pode consumir alimentos que contenham trigo, aveia, centeio, cevada, malte e seus derivados. É importante estar sempre atento aos rótulos, além disso, os fabricantes são obrigados a informar se há presença ou não de glúten.
5 OPÇÕES DE CAFÉ DA MANHÃ SEM GLÚTEN
Existem proteínas que podem substituir o glúten na dieta Com a retirada do trigo, centeio, cevada e aveia da alimentação, outros cereais podem ser utilizados por quem precisa tirar o glúten da alimentação, dentre eles, o farelo de arroz, a fécula de batata, farinha de mandioca e milho.
Alimentos permitidos para quem é intolerante ao glúten pães e massas: qualquer pão e massa isenta de glúten, biscoito de polvilho, biscoitos de soja, tapioca; bebidas: água de coco, café, suco de fruta; leite e derivados: iogurtes, queijos, leite com baixa lactose, leites vegetais (coco, arroz, soja, castanhas);
Alimentos proibidos Embutidos e processados: Salsicha, nuggets, frios e comidas congeladas geralmente possuem lactose. Evite o consumo. Leite: O leite de origem animal e todos os seus derivados, como o queijo, a manteiga e os mais diversos tipos de cremes, não devem fazer parte do cardápio dos intolerantes a lactose.
É importante também incluir outras fontes alimentares de cálcio e vitamina D não lácteas para evitar um déficit desses nutrientes, devendo incluir na dieta amêndoas, espinafre, tofu, amendoim, levedura de cerveja, brócolis, acelga, laranja, mamão, banana, cenoura, salmão, sardinha, abóbora, ostras, dentro outros ...
Primeiro de tudo, beber MUITA água! Se beber água já é fundamental normalmente, em momentos em que nosso organismo está debilitado ela é mais imprescindível ainda. Beber bastante água vai auxiliar no processo de desintoxicação e ajudar a limpar o organismo.
Dizemos 3 semanas em média pois é um tempo razoável para o processo inflamatório intestinal cessar e não pq a lactose não estará mais no seu organismo.
Teste de Hidrogênio Se o nível de hidrogênio aumentar significa um processamento incorreto da lactose no organismo. O tempo aproximado do exame é de 2 a 4 horas.
Pode significar sim, pois você ingeriu lactose durante o exame e um dos sintomas da intolerância é a diarreia. Mas o diagnóstico definitivo será dado de acordo com o resultado do exame (ele é normal se ocorrer aumento dos níveis de glicose em mais de 20mg/dl no sangue após a ingestão da lactose) e com avaliação médica.
Algumas mudanças na alimentação ajudam a acabar como incômodo da intolerância à lactose sem precisar excluir os produtos lácteos do cardápio.