Assim, a parte da população que está desempregada e que não busca empregos, como crianças menores que 10 anos, estudantes que não trabalham, donas de casa que exercem apenas funções domésticas não remuneradas, entre outros, é incluída naquilo que se denomina por População Economicamente Inativa.
Resposta. Entre os Estados Unidos e o México, é os Estados Unidos. Por que os Estados Unidos têm uma maior população entre 15 e 60 anos, e essas pessoas é que trabalham.
A população economicamente ativa, é utilizada para representar os habitantes, os quais representam a capacidade produtiva para o país. Ela (PEA) é dividida em duas “partes”, a população ocupada e a população desocupada.
Resposta: Ao contrário dos países desenvolvidos, os países em desenvolvimento possuem uma parcela significativa de sua população vivendo no campo. Nesses países, o processo de modernização da agricultura levou a um êxodo rural intenso, causando uma série de problemas nas cidades.
Resposta. Resposta: Se o PEA é a sigla utilizada para População Economicamente Ativa, ele pode revelar quantos por cento da população trabalha e recebe uma remuneração.
Definição geral. A PEA é formada pela parcela da População em Idade Ativa (PIA) que foram classificadas como pessoas ocupadas ou desocupadas no âmbito de uma determinada pesquisa (Censo, Pesquisa domiciliar, etc).
Para a População Desocupada (PD) são contabilizadas as pessoas que não têm trabalho, mas estão à procura de um. Já a População Economicamente Ativa (PEA) inclui todas as pessoas desempregadas e empregadas. O cálculo da taxa de desemprego é feito como na fórmula: Taxa de desemprego = [PD ÷ PEA] x 100%
É a porcentagem de pessoas economicamente ativas, acima de 10 anos.
O Setor Primário corresponde ao campo das atividades econômicas referente à produção de matérias-primas, que também são chamadas de “produtos primários” por serem, em geral, recursos cultivados ou extraídos da natureza e que, posteriormente, são consumidos ou transformados em mercadorias.