Contudo, a consequência mais drástica resultante da Guerra do Peloponeso, foi o empobrecimento extremo da população grega. O que resultou na ruína econômica de muitas cidades, algumas que eram consideradas poderosas durante o comando da Liga de Delos.
Após o afastamento da ameaça persa, os espartanos deixaram a liga, ocasionando um atrito com Atenas, que dominava Delos. ... Após a vitória sobre os persas Atenas continuou a cobrar os impostos, obrigando todas as cidades a contribuírem e gerando seu enriquecimento.
A Liga de Delos foi uma liga militar organizada por Atenas durante as Guerras Médicas. Tinha como principal objetivo a defesa das cidades gregas de um ataque persa. Sua sede era na cidade de Delos. O ateniense Aristides, o Justo, organizou a força marítima da liga em 476 a.C..
A Liga ou confederação de Delos (também chamada de Liga Marítima Ateniense) foi uma liga marítima organizada por Atenas que ocorreu logo apos as Guerras Médicas. ... A Liga de Delos tinha como principal objetivo defender das cidades gregas de um ataque persa.
Com a morte de Cléon em 421 a.C. Nícias seria responsável por fazer a paz com os Espartanos. Nos termos desta paz, chamada Paz de Nícias, Atenas e Esparta comprometiam-se a restituir as suas conquistas. A paz deveria durar cinquenta anos, mas foi quebrada em 414 a.C..
Esparta e a Liga do Peloponeso (em vermelho) e Atenas e a Liga de Delos (em amarelo) em 431 a.C., durante o período da Guerra do Peloponeso. ... A cidade de Corinto foi especialmente atuante, pressionando Esparta a fim de que esta declarasse guerra contra Atenas.
Um exército aliado formado por aproximadamente 7 000 homens marchou ao norte para bloquear a passagem no verão de 480 a.C.....
Termópilas é um desfiladeiro localizado na Grécia Central que serviu de palco para a batalha entre persas e espartanos. O conflito foi provocado pelo anseio do persa Xerxes de dominar o território e o povo espartano, o que foi negado pelo povo, juntamente com seu rei Leônidas.
Leônidas
Leônidas sabia da traição de Efialtes. Manteve os espartanos, que durante três dias mataram 20 mil persas, e dispensou o restante do exército.
Na Alemanha da década de 1930, os espartanos foram uma inspiração militar e estética. Eles chegaram também a ser uma referência para o que seria a ancestralidade mestra da raça ariana, essencialmente legitimando o antissemitismo e outras formas de xenofobia.
Segundo o historiador grego Heródoto, o lema dos espartanos era: não fugir do campo de batalha diante de qualquer número de inimigos, mas permanecer firmes em seus postos e neles vencer ou morrer (BIASOLI).
Aqueles que demonstrassem fraqueza, covardia ou medo viravam alvo de provocações e violentos ataques dos demais. Depois, quando alcançavam os 12 anos de idade, os meninos eram privados de qualquer vestimenta — com exceção de um manto vermelho —, e eram obrigados a dormir ao relento.
Eles respondem com o grito "A-hu, a-hu, a-hu", demostrando assim ao oponente serem mais bem preparados para a batalha.
Gritos de guerra para empresas
arruma outro time pra jogar na nossa linha. 06 Pisa, esmaga, faz suco de limão… a gente perde ponto mas ainda é campeão. Pisa, esmaga, faz suco de limão. [nome da equipe] é campeão, ninguém supera não!