A equação do 2º grau é representada por: ax²+bx+c=0. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A equação de 2º grau pode ser representada por ax²+bx+c=0, em que os coeficientes a, b e c são números reais, com a ≠ 0.
COMO RESOLVER? Basta fazer o m.m.c para eliminar todos os denominadores e escrever a equação na forma de uma equação do 2º grau. Passo 1: faça o m.m.c e elimine todos os denominadores. Passo 2: manipule o resultado de tal forma que a equação de transforme em uma equação do 2º grau no formato ax2 + bx + c = 0.
Esse tipo de função pode ser classificada de acordo com o valor do coeficiente a, se a > 0, a função é crescente, caso a < 0, a função se torna decrescente. Vamos analisar as seguintes funções f(x) = 3x e f(x) = –3x, com domínio no conjunto dos números reais, na medida em que os valores de x aumentam.
Uma função do 1° grau ou função afim é definida pela lei de formação f(x) = a.x + b, na qual a e b são reais e a ≠ 0. ... Esta é uma característica muito importante do gráfico da função linear: a reta sempre intercepta os eixos x e y na origem das coordenadas (0,0).
Toda função é definida por uma lei de formação, no caso de uma função do 1º grau a lei de formação será a seguinte: y = ax + b, onde a e b são números reais e a ≠ 0. Esse tipo de função deve ser dos Reais para os Reais.
A lei de formação da função exponencial é f(x) = ax, podendo gerar um gráfico crescente ou decrescente, dependo do valor da base “a”.