Um dos discípulos que estava no barco, Pedro, respondeu a Jesus pedindo que se fosse ele mesmo, que ele pudesse andar com ele sobre as águas. Jesus concordou e disse que sim, que Pedro poderia junto a ele. Então Pedro desceu do barco, e andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
A história de Jesus (e Pedro) andando sobre as águas aconteceu poucos meses depois de Jesus ter acalmado os mares enquanto estava num barco com seus discípulos (Mateus 8: 23-27 , Marcos 4: 35-41 , Lucas 8: 22-25) .
Nele Jesus andou sobre as águas, acalmou a tempestade e realizou a multiplicação dos peixes. ...
Foi no Mar da Galileia-que na verdade é um lago com pouco mais de 20 km de extensão-que Jesus teria começado a pregar para os seus seguidores. Às margens do que hoje é a principal fonte de água de Israel, Jesus teria realizado vários milagres, como caminhar sobre as águas e a multiplicação de pães e peixes.
166 km²
O seu afluente principal é o rio Jordão, que vem do monte Hérmon e de Cesareia de Filipe, e que é também o seu efluente, seguindo depois para o mar Morto. O mar da Galileia fica a 213 metros abaixo do nível do mar Mediterrâneo e é considerado um mar isolado por não ter nenhuma ligação com outros mares ou oceanos.
O Mar da Galileia não tem água salgada. Não, não é milagre. Na realidade, trata-se de um lago de água doce que, por suas dimensões e importância num local desértico, foi chamado de mar. ... Foi sobre essas águas que Jesus caminhou, foi ali que realizou o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes.
166 km²
Israel
As redes usadas na pesca eram penduradas dentro d'água em um complexo de três redes, lançadas em alto mar. São necessários quatro homens para que sejam jogadas ao mar. Os pescadores afastavam-se da rede e se reaproximavam um tempo depois, agitavam as águas com os remos para tocar os peixes para dentro delas.
Nos primórdios, eram feitas a partir de fibras vegetais, como algodão, cânhamo, linho, seda ou de fibras animais, como pelos de crina e cauda de cavalo. Hoje são produzidas com ligas metálicas ou plástico, tais quais dacron, cobre, monel (liga de níquel) ou nylon, variedade mais comum.
Por estarem fora da Judeia, galileus como Jesus eram tidos pelos outros judeus como broncos e caipiras. A Galileia não era árida e rochosa como outras terras da região. Ali havia muita chuva e se produziam cereais, azeite de oliva, vinho e frutas.
Tristramella sacra
A segunda pesca milagrosa, que também é conhecida como pesca dos 153 peixes, lembra a primeira. Ela acontece no último capítulo do Evangelho de João (João 21:1-14) e acontece depois da ressurreição de Jesus.
3 - Após a despesca, lave a rede para retirar a lama e o muco dos peixes. Isso evitará que ratos sejam atraídos durante a secagem. 4 - Seque a rede sempre na sombra, os raios solares queimam a rede e com o tempo degradam o nylon. 5 - Armazene a rede fora do alcance de ratos.
Galileia (em hebraico: הגליל; romaniz.: Hagalil, literalmente: a província; em grego clássico: Γαλιλαία; em latim: Galileia; em árabe: الجليل; romaniz.: al-Jalil), é uma grande região no norte de Israel que se confunde com a maior parte do Distrito administrativo do norte do país.
O Tabernáculo foi o primeiro templo usado pelos hebreus até a construção de um templo fixo. Era chamado de Templo do Senhor. Sua principal característica é que o Tabernáculo era móvel, devido a necessidade do povo se deslocar pelo deserto durante o Êxodo do Egito até a conquista da Terra Prometida.
dia 25 de dezembro
Belém
Belém, na Cisjordânia, um território palestino ocupado há quase meio século por Israel, é o lugar onde nasceu Jesus, segundo a tradição cristã, mas também abriga locais santos para o judaísmo e o islã.