Lesão aguda: ferimento de ordem superficial na musculatura, que leva um período inferior a 3 meses para alcançar recuperação integral. Estiramento, contusão e grande parte dos casos de distensão são lesões agudas.
As úlceras são lesões superficiais ou profundas na pele ou nas mucosas e são popularmente chamadas de feridas. Podem ter diversas causas, como hereditariedade, doenças pré-existentes e fatores de risco como sedentarismo e tabagismo.
As úlceras arteriais resultam da diminuição do fluxo pelas artérias perfurantes teciduais. As causas do fluxo sanguíneo arterial reduzido incluem doença vascular periférica devido à aterosclerose, doença macrovascular e microvascular devido a diabetes melito, vasculite e microtrombos.
As úlceras arteriais são causadas por obstrução nas artérias, diminuindo ou interrompendo o fluxo sanguíneo, e as úlceras venosas acontecem pela deficiência do sangue em retornar ao coração”, explica o enfermeiro da Membracel, Antonio Rangel.
As úlceras mistas resultam da combinação da hipertensão venosa crônica com patologias arteriais periférica, ou seja, as úlceras de caraterística mistas são causadas pela combinação de doenças venosas e arteriais.
As úlceras varicosas têm cura e o tratamento consiste na limpeza da ferida, na qual é removido o líquido liberado e o tecido morto, e de seguida é aplicado um curativo adequado, que pode incluir o uso de pomadas para úlceras. Veja um exemplo de pomada que pode ser utilizada.
Principais tipos de curativos
Pomadas para Tratar Queimaduras