A Arte da Guerra (chinês: 孫子兵法; pinyin: sūn zĭ bīng fǎ, literalmente "Estratégia Militar de Sun Tzu"), é um tratado militar escrito durante o século IV a.C. pelo estrategista conhecido como Sun Tzu.
Treze Capítulos
Sun Tzu disse: a guerra é de vital importância para o Estado; é o domínio da vida ou da morte, o caminho para a sobrevivência ou a perda do Império: é preciso manejá-la bem.
A guerra pode ocorrer entre países ou entre grupos menores como tribos ou facções políticas dentro do mesmo país (confronto interno). ... O confronto ou a guerra pode ter motivos religiosos, étnicos, ideológicos, econômicos, territoriais, de vingança, ou de posse (quando um grupo deseja algo do outro).
– O que pesa mais: o amor ou a morte? – A vida pesa mais. A vida.
Frase de Andrew Ender Wiggin “No momento em que eu realmente entender meu inimigo, entendê-lo bem o suficiente para derrotá-lo, então, neste momento, eu também o amo..” “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim.”
Sun Tzu (chinês simplificado: 孙武; chinês tradicional: 孫武; pinyin: Sūn Wǔ) (544 a.C. - 496 a.C.) foi um general, estrategista e filósofo chinês e principal nome relacionado a escola militar de filosofia chinesa. ... Seu nome de nascimento era Sun Wu, sendo Sun o seu sobrenome e Tzu um título que significa "Mestre".
Wu
Estratégia empresarial é as definição de que ações devem ser tomadas hoje (curto prazo) para acionar planos de ação (médio prazo) – com base no estudo do passado, da situação presente e de perspectivas do que está por vir – para que se alcançar os resultados desejados no futuro (longo prazo).
Um dos fatores mais importantes da boa administração é a definição clara da estratégia empresarial. ... Administrar bem é implementar as ações estratégicas, gerenciando-as e buscando os recursos necessários para que os objetivos sejam atingidos. A clareza sobre o presente e o futuro desejado traz mais segurança à empresa.
A ação da organização empresarial é a extensão da capacidade de clareza, coerência e visão sistêmica. As estratégias de um negócio são elaboradas por pessoas e, portanto, a capacidade de ser organizado influencia diretamente na efetividade das ações aplicadas.
Tendo sido eficiente no planejamento e execução da estratégia do negócio, diversos benefícios são esperados, como: maior alinhamento da empresa, melhor conhecimento sobre os cliente e concorrentes, maior comprometimento dos colaboradores a atingir os objetivos traçados e maior eficiência na tomada de decisões.