- São usadas substâncias seletivas como os corantes tais como cristal violeta, azul de metileno, eosina e verde brilhante. Ex. Mac Conkey além de seus nutrientes contém cristal violeta e sais biliares que inibe o crescimento de bactérias Gram- positivas e permitindo o crescimento de Gram-negativas.
Por exemplo, o ágar MacConkey é frequentemente utilizado para diferenciar vários bacilos gram-negativos isolados de amostras de fezes. O ágar manitol salgado é utilizado para caracterizar o Staphylococcus aureus. ... Por exemplo, como acabamos de ver, o ágar MacConkey é tanto seletivo como diferencial.
Um meio quimicamente definido é aquele no qual todos os constituintes são conhecidos. Um meio complexo é aquele no qual a exata constituição não é conhecida e podem conter extratos moídos ou digeridos de animais, peixes, leveduras e vegetais, que fornecem os nutrientes, as vitaminas e os minerais necessários.
Ágar-ágar é um tipo de gelatina vegetal extraída de diversos gêneros e espécies de algas marinhas vermelhas. A agarose é uma das principais substâncias presentes na ágar-ágar, sendo responsável pelo seu aspecto gelatinoso.
Como você viu, o ágar-ágar é um excelente superalimento para incluir em suas refeições. Ele possui grande composição de fibras e minerais marinhos, sendo capaz de auxiliar na saúde e no bem-estar. Ainda, contribui para a regulação do intestino, eliminação de toxinas e redução da absorção de gorduras.
Agar ou Hagar (hebraico: הָגָר, hebraico moderno: Hagar, tiberiano: Hāḡār, "estrangeiro"; grego: Άγαρ Agar; latim: Agar; árabe: هاجر; Hājar), de acordo com as crenças Abraâmicas, é a serva egípcia de Sara, esposa de Abraão de acordo com o livro de Gênesis na Torá, capítulos 16 e 21.
É traduzido literalmente como "Deus escutou", sugerindo que "uma criança assim chamada foi considerada como cumprimento de uma promessa divina".