Conhecido por seu pseudônimo, o capanga já havia passado 23 anos na prisão depois de passar pela justiça em 1992. Até então, ele era um dos homens mais próximos de Pablo Escobar, o temido chefe do cartel de Medellín, que exportava milhares de toneladas de drogas para os Estados Unidos.
Há quem diga que é imortal: é o único sobrevivente do pelotão de assassinos do cartel de Medellín, comandados por Pablo Escobar. ... Escobar morreria às mãos dos seus inimigos em 1993, “Popeye” ainda cá anda a contar a história.
Ismael Zambada
Acredita-se que ele tenha importado cerca de US$ 10 bilhões em cocaína para os Estados Unidos depois de ter se tornado o líder do cartel. Montoya foi capturado há dois anos e extraditado para os Estados Unidos, onde os três irmãos dele já estão cumprindo pena de prisão por tráfico de cocaína.
Aos 41 anos, Gustavo de Jesús Gaviria Rivero morreu na cidade de Medelín. E claro que sua morte deixaria Escobar desolado e sem saber o que fazer. Um novo governo havia tomado posse, há apenas 5 dias, e isso foi o suficiente para que a mídia e Pablo pensassem se tratar de um ataque direto contra os narcotraficantes.
11 de agosto de 1990
Popeye era uma figura controversa que gostava de dar longas entrevistas, relatando os crimes do cartel, em alguns casos pedindo desculpas, em outros criticando Pablo Escobar.
Roberto de Jesús Escobar Gaviria (nascido em 13 de Janeiro de 1947), apelidado de El Osito (O Ursinho), é o irmão do chefe do tráfico falecido, Pablo Escobar, e o ex- contabilista e co-fundador do Cartel de Medellín. Foi responsável por mais de 80% da cocaína contrabandeada para os Estados Unidos.
Sebastián Marroquín
Escobar foi o responsável pela morte de três candidatos à presidência da Colômbia, pela explosão do voo Avianca 203 e do prédio de segurança de Bogotá em 1989. Alguns analistas acreditam que ele estava por trás do incidente na Suprema Corte Colombiana em 1985 que resultou no assassinato de metade dos juízes da corte.
Juan David Ochoa Vasquez e seu irmão Jorge Luis colaboraram com o governo colombiano para receber os benefícios do sistema judicial do país. Juan David negociou sua rendição e estava detido em uma prisão de média segurança, até o dia de sua morte em 25 de julho de 2013, vítima de infarto.
Berlim, 16 Jun 2020 (AFP) - Carlos Lehder, que foi o braço direito do famoso narcotraficante colombiano Pablo Escobar, foi extraditado nesta terça-feira (16) dos Estados Unidos, onde cumpriu uma longa sentença de prisão, para a Alemanha, informou o jornal der Spiegel online.
Tem 57 anos e vive exilada em Buenos Aires desde 1995 com a filha, o filho e a nora. Casou-se aos 15 anos com Pablo Escobar, amigo de um dos seus irmãos. ... O livro não está à venda em Portugal, mas está disponível na Amazon desde julho com o título Mrs Escobar: My Life With Pablo.
Depois da morte de Escobar, a família ficou viajando por várias cidades e, em todas, teve negado o pedido de exílio. Em 1995, eles conseguiram se estabelecer na Argentina e escolheram trocar de identidade, porque ser relacionado ao narcotraficante naquela época era muito perigoso.
Onde a família de Escobar vive hoje Após alguns meses posteriores à morte de Escobar, a viúva e os dois filhos do traficante se mudaram para a Argentina, que lhes concedeu asilo político e autorizou a troca das identidades. Antes, eles tentaram asilo na Alemanha e nos Estados Unidos, mas não tiveram sucesso.
Pablo Escobar chegou a ser considerado a sétima pessoa mais rica do mundo e teria escondido milhões em suas muitas propriedades na Colômbia. Ele acumulou um patrimônio estimado em US$ 30 bilhões na época de sua morte.
Victoria casou-se com Pablo Escobar quando tinha apenas 15 anos e ele 26. Depois da morte do narcotraficante, mudou de nome e de país e desapareceu dos radares do mundo com os dois filhos. Agora, escreveu um livro para contar a sua vida.
Manuela Escobar
Maria Victoria Henao, 58 anos, é a viúva de Pablo Escobar. Vive em Buenos Aires, na Argentina, com os dois filhos. Chegaram no começo de 1994, numa fuga desesperada da Colômbia após Pablo ter sido morto pela polícia, em Medellín.
Rafael Caro Quintero: quem é o megatraficante mais procurado pela agência antidrogas dos EUA. O ex-líder do cartel de Guadalajara era chamado de Príncipe por causa das roupas luxuosas e joias que usava. Na década de 1980, Rafael Caro Quintero era conhecido como o maior produtor de maconha do México.
Mas quem é Otoniel? Seu nome verdadeiro é Dario Antonio Usuga David. Tem 48 anos e nasceu na pequena cidade de Necloci, no departamento de Antióquia, no noroeste da Colômbia.
Principais cartéis colombianos:
Manuela Escobar
Conexão latina. O cartel de Sinaloa opera em mais de 50 países e é apontado por órgãos de investigação internacionais como a maior organização criminosa das Américas e a quinta organização mais perigosa do mundo. Sua receita líquida supera a do antigo Cartel de Medellín, na Colômbia.