De acordo com a Resolução Normativa nº 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o fator de demanda é a razão entre a demanda máxima de potência registrada num intervalo de tempo especificado, ou potência de alimentação, e a potência instalada na unidade consumidora.
O Fator de demanda é a potência utilizada dividido pela potência instalada multiplicado por 100.
Tabela utilizada para definira fator de demanda para circuitos de tomada (TUE). No exemplo que utilizamos são três circuitos de uso especial, e nesse caso, o fator de demanda é de 0,84. Agora basta multiplicar a potência de 9.
Em uma instalação industrial, o fator de simultaneidade pode ser representado pela relação da máxima demanda medida no transformador e a soma das demandas máximas de cada um dos quadros que o transformador (ou quadro geral a ele associado) alimenta durante um mesmo período.
Fc = kWh / kW * nº Horas Dentre as práticas que merecem mais atenção no gerenciamento de contas de energia elétrica está a melhoria do fator de carga, que pode, simplificadamente ser resumida em conservar o consumo e reduzir a demanda ou aumentar o consumo e manter a demanda.
Como é calculado o fator de potência dos circuitos?
Para encontrar o ângulo do fator de potência, basta calcular o inverso do cosseno do fator de potência que é 0,75 e encontramos o ângulo de 41,41°. Depois de calcular o ângulo, basta inserir os valores na fórmula usada para calcular o fator de potência.
Potência aparente: Podemos definir a potência aparente como a potência total que uma determinada fonte é capaz de entregar, ou seja, é a “soma vetorial” da potência ativa e a potência reativa, sendo que esta é a potência total que a concessionária de energia pode nos fornecer.
(Resolução Homologatória nº 2.
Como calcular o consumo de energia elétrica?
kWh/mês ou Quilowatt-hora por mês é uma medida da energia consumida por um aparelho elétrico funcionando durante um mês. Sabendo que um kW equivale a 1000 watts, se um dispositivo elétrico consome 1 quilowatt por hora, são precisos 1000 watts de potência por cada hora de funcionamento desse dispositivo.
O local mais fácil para descobrir o número de instalação é na própria conta de luz - o boleto que você recebe de forma física ou digital mensalmente, com o valor em dinheiro referente ao que foi consumido em energia elétrica na sua casa ou estabelecimento comercial naquele mês.
Medidor Digital A leitura corresponde ao número que aparece no visor eletrônico. Alguns medidores eletrônicos possuem uma letra antes do número que aparece no visor eletrônico. Nesse caso, deve ser considerado o número da leitura que aparece após a letra “A”.
O valor do número registrado da leitura depende da posição em que se encontra o ponteiro. Se ele estiver entre dois números, prevalecerá sempre o menor número. Este medidor funciona como um registrador de quilometragem percorrida por um veículo. A leitura é o número indicado no mostrador.
Ter acesso a segunda via da sua conta de energia elétrica Enel é mais simples do que você imagina. Para isso, basta acessar a Agência Virtual, fornecer o CPF do titular da conta e o número de instalação.
Se você não tem uma conta disponível para consultar o número da instalação elétrica, também não é difícil recuperá-lo, e isso pode ser feito no próprio site da AES Eletropaulo, basta ter o número do CPF do titular da conta e seguir os passos que descreveremos a seguir.