Os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem possuir treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas, de acordo com o estabelecido no Anexo II desta NR-10.
35.
A Norma Regulamentadora 35, ou apenas NR 35, estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução. Ou seja, ela garante a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com trabalhos em altura.
A NR 35 define trabalho em altura como qualquer atividade realizada a partir de dois metros do solo, podendo ser executada por qualquer profissional que esteja em suas plenas capacidades físicas, psíquicas e neurológicas.
Assim sendo, a norma determina que a comprovação da capacidade dos profissionais em trabalhar em altura é feita por meio de treinamentos e no registro de atividades relacionadas à segurança do trabalho nessas condições.
Compre equipamentos adequado a atividade, treine os trabalhadores e implemente os planos de proteção adequadamente, não se resuma a crer que trabalho altura é apenas cinto e talabarte. ... Acreditem, já vi trabalhadores ancorados em eletrocalhas (uma calha para passar fios e cabos).
São colocadas apenas 4 etapas com princípios gerais para identificação, avaliação, controle e revisão de riscos.
O sistema de restrição contra quedas é formado por ancoragem, elemento de conexão e cinto paraquedista garantindo a proteção efetiva. ... O cinto paraquedista envolve o corpo do trabalhador de maneira econômica e possui ponto para conexão do sistema de restrição contra quedas.
O SPIQ é constituído dos seguintes elementos:
Essa versão da NR 35, diz que o sistema de proteção individual contra quedas (SPIQ) pode ser de restrição de movimentação, retenção da queda, de posicionamento no trabalho ou de acesso por cordas, sendo formado por: ... Equipamentos de proteção individual, que devem ser certificados e adequados ao uso na atividade.
Os Sistemas de Proteção contra Quedas (SPQ) são medidas e equipamentos, coletivos e individuais, adotados para suprimir ou conter os riscos de acidentes de trabalho em atividades executadas acima de dois metros do piso.
A relação entre a distância da queda e o comprimento da corda ou talabarte é chamado de fator de queda. O fator de queda foi criado com objetivo de calcular a força de impacto exercida pelo corpo do trabalhador no momento de uma queda.
SPC e Serasa são órgãos de proteção ao crédito. Eles têm a função de criar uma lista com os dados de pessoas que contém dívidas atrasadas, seja em bancos ou empresas. ... Orientar lojas, bancos e empresas nas decisões sobre apoio a negócios, empréstimos ou concessão de crédito.
é considerado trabalhador capacitado aquele que possui qualificação e treinamento necessários à realização das atividades previstas nos procedimentos operacionais, aplicada por profissional habilitado e o trabalhador autorizado é aquele que possui autorização da empresa.
Zona livre de queda: Distância mínima medida desde o ponto de ancoragem do disposi vo de ancoragem até o nível do chão, ou próxima plataforma inferior real, ou obstáculo significa vo mais próximo.
A Permissão de Trabalho deve conter:
O ideal de uma boa PT é ser elaborada com temas específicos. Ex.: Trabalhos em altura, trabalhos a quente, espaço confinado, movimentação de cargas e assim por diante. Colocar um tema na PT visa direcionar e focar a atenção na atividade que será executada e nos riscos pontuais envolvidos.
Resposta: A Permissão de Trabalho referida no item 20.
20.