Em geral, você pode adicionar 1,5 km por corrida da semana, contanto que mantenha cada nova quilometragem por 15 dias antes de ampliá-la novamente. Se você treina quatro vezes por semana, por exemplo, pode acrescentar 6 km no total. Daí mantenha-se nesse nível por 15 dias e adicione mais 6 km.
O cálculo da carga de treinamento, a partir do método da PSE da sessão, consiste na multiplicação do escore da PSE pela duração total da sessão expressa em minutos (incluindo o aquecimento, a volta à calma e as pausas entre esforços, no caso do treinamento intermitente).
E os componentes da carga de treinamento (volume, intensidade, densidade, freqüência e duração) foram analisados através das variáveis estruturais que os representam dentro de um programa de treinamento na musculação.
INTRODUÇÃO: Carga de treinamento é a relação fundamental de adaptação que exerce o potencial do treinamento e a condição do atleta, que gera efeitos de treinamento e condiciona um determinado nível de preparação esportiva, ou seja, a importância da carga gera um aspecto quantitativo do estimulo aplicado no treinamento, ...
O último componente é a densidade, esta é definida como a relação temporal entre esforço e a fase de recuperação em uma sessão de treinamento, ou seja, relação entre trabalho (treinamento) e recuperação. A carga de treinamento e a recuperação equilibram-se melhor, harmonizando-se através da intensidade da carga.
A frequência adequada de treino é de três a sete dias de atividade por semana. ... Os resultados dependem de uma frequência mínimo de quatro ou cinco vezes por semana. Vale lembrar que não é indicado malhar o mesmo grupo muscular em dias seguidos, pois o músculo precisa de tempo para se recuperar e se desenvolver.
Duração do treino “Uma atividade produtiva deve durar entre 45 minutos a 1 hora e 15 minutos, no máximo. Se o treino ultrapassar esse tempo, o foco pode ser facilmente perdido, levando o indivíduo a se exercitar de forma muito menos eficiente, perdendo maiores resultados”, aponta a professora.
Fique de olho na frequência dos treinos de musculação. Para os iniciantes, treinar de duas a três vezes por semana é o suficiente. Já os alunos intermediários e avançados podem treinar de quatro a seis vezes por semana. Com menor volume de exercícios e maior intensidade, o resultado virá dentro do tempo esperado.