EQST

O Que Ocasionou O Pioneirismo De Portugal E Espanha Na Expanso Martima Europeia?

O que ocasionou o pioneirismo de Portugal e Espanha na expansão marítima europeia?

Portugal foi a primeira nação a realizar a expansão marítima. Os motivos são diversos como: posição geográfica privilegiada; uma situação de paz interna e da presença de uma forte burguesia mercantil; ascensão do rei D. João I de Avis, com apoio da burguesia [Revolução de Avis - 1385]; incentivo do príncipe D.

O que favoreceu o pioneirismo de Portugal e Espanha nas grandes navegações de expansão marítima europeia?

Explicação: O país alcançou a estabilidade política e a paz interna, fatores que propiciaram o florescimento e crescimento do comércio estimulando, desse modo, as riquezas do reino. Essas condições foram fundamentais para colocar em prática a política de expansão marítima destinando recursos para as grandes navegações.

Por que Portugal foi o país pioneiro nas navegações?

Pioneirismo português Lisboa era um grande centro comercial no século XV. ... O acúmulo de conhecimento náutico e o desenvolvimento de novas tecnologias possibilitaram que as Grandes Navegações iniciassem-se no século XV, e os portugueses são considerados os pioneiros nesse processo.

Qual era o objetivo das navegações de Portugal e da Espanha?

Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras.

O que motivou as grandes navegações europeias?

Olá, O que motivou as grandes navegações foi uma série de fatores convergentes, a começar pela derrota final o Império Bizantino (1453), que controlava as rotas comerciais que traziam produtos orientais para a Europa. ... Ou seja; foi esse conjunto de fatores que motivou as grandes navegações.

O que foi as navegações espanholas?

A Espanha foi o segundo país a se lançar na aventura das grandes navegações. A primeira viagem marítima financiada pelo país ocorreu em 1492, com Cristóvão Colombo, 77 anos depois de os portugueses invadirem Ceuta, no Reino de Fez (atual Marrocos), em 1415.

Qual era o objetivo dos portugueses em contornar o litoral africano?

qual era o objetivo principal dos portugueses ao contornar o continente africano para chegar ao oriente​ A estratégia dos portugueses foi contornar o continente africano fazendo entrepostos ao longo da costa da África.

Qual era o objetivo inicial dos portugueses com o seu envolvimento nas grandes navegações?

Qual era o objetivo inicial dos portugueses com o seu envolvimento nas “Grandes Navegações”? Os portugueses desejavam encontrar uma rota marítima que os levasse para as Índias. Através do descobrimento dessas rotas, eles esperavam obter diversas especiarias que seriam revendidas no continente europeu.

Quais os motivos que levaram os portugueses a investirem nas viagens marítimas?

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

Quais os motivos que levaram os portugueses?

Indique os motivos que levaram os portugueses a ocupar o território americano. - a posse de mais terras, o que significava mais poderio para o pequeno reino, o que, em termos de estratégia militar e política, impunha mais respeito aos demais paises, pelo menos na teoria.

Que motivos levaram os portugueses a tentar encontrar outros caminhos para o Oriente?

Resposta. Explicação: A queda de Constantinopla 1453 (Turcos-otomanos dominaram a cidade), o comercio no mediterrâneo ficou parado, embargado. Assim, os portugueses tiveram que achar outro caminho para o Oriente a fim de que seus negócios não acabassem também!

O que motivou os portugueses a ocupar o território amazônico?

Resposta. Oi, a resposta é: A posse de mais terras, o que significava mais poderio para o pequeno reino, o que, em termos de estratégia militar e política, impunha mais respeito aos demais países, pelo menos na teoria.

Por que a região amazônica e tão pouco povoada?

O Complexo Regional da Amazônia é a maior e menos povoada região geoeconômica brasileira. ... Isso se deve pela predominância dos elementos naturais nessa região, por um lado, e pela ocupação histórica do território brasileiro, que privilegiou as demais regiões do país.

O que motivou a expansão da ocupação da Amazônia?

Resposta. Motivou-se através do capital comercial que por sua vez apropriou-se dos recursos naturais, principalmente dos rios que proporcionavam a circulação de produtos, pessoas e informações para todas as partes do espaço amazônico.