cola PVA
Comece recortando a garrafa pet ao meio, com a altura que você quiser para o seu vaso (a base da garrafa será o vaso). Em seguida, passe cola branca por toda a parte da base da garrafa, com o auxílio do pincel. Pegue um pedaço de tecido que dê para envolver toda a garrafa e encape-a.
Para fazer isso, basta cortar o fundo da garrafa pet e fazer pequenos furinhos embaixo, utilizando um prego quente. Você pode personalizar seu artesanato de garrafa pet, basta pintar o seu vasinho com tinta fosca e desenhar o que desejar.
Como fazer engrenagens de plástico
Outra forma de reaproveitar as garrafas PET é criar pequenas redomas para proteger as suculentas de água em excesso ou fazer mini terrários.
Corte as garrafas pela metade a 12 cm da base para cima. Faça um pavio para cada vaso. Junte de 4 a 6 pedaços de barbante e faça nós a alguns centímetros de suas extremidades. Em seguida, faça furos em cada uma das tampas das garrafas que servirão como vaso autoirrigável.
Faça os furos embaixo da garrafa Aqueça a ponta de uma faca no fogo, e assim que ela estiver quente faça um furo no fundo da garrafa, ao centro, ou um em cada apoio. Como o material da PET é plástico, logo que você encostar a faca quente ele vai derreter e furar.
Com prego e martelo, o plástico quebra antes de furar. O ideal é mesmo usar a furadeira. Use brocas de aço rápido (para madeira ou metal) e coloque a furadeira em baixa velocidade procurando também não colocar muita pressão para não quebrar o plástico. Para vasos de metal, ou latinhas, é simples.
A broca multiconstruction é a broca que serve para realizar perfurações em diversos tipos de superfícies, como a madeira, o metal, o concreto, o plástico, entre outras.
Todas elas devem ser cortadas da mesma forma, com uma espécie de janela, que será a abertura por onde a planta irá crescer. A distância entre a parte debaixo da garrafa e a abertura pode ser de “três dedos”; na parte de cima pode ser contado um palmo até o corte, conforme mostrado na galeria acima.
Como fazer?
O espaço reservado à horta precisa:
Como fazer Perfeita para pequenos espaços em seu quintal, a horta é suficiente para prover a quantidade de legumes ingerida diariamente por uma pessoa durante um mês. Para fazê-la, basta dividir um metro quadrado de terra em 16 quadrados de mesmo tamanho (25 centímetros quadrados).
Loja do Mecânico
O ideal, ideal mesmo - considerando uma horta de ervas aromáticas como manjericão, hortelã, salsinha e cebolinha - é que os vasos tenham pelo menos 20cm de profundidade, para que suportem o crescimento da raiz. Mas isso não significa que você não possa plantar em vasos menores, e mudar de vaso, quando for necessário.
Uma horta em vasos precisa de maiores cuidados com a umidade, temperatura e rega, pois a evapotranspiração é maior nesses casos e as plantas sofrem mais influências dos dias quentes, por isso, deve-se tomar cuidado para a terra não oscilar entre os extremos de seco para encharcado.
6 dicas para fazer uma horta orgânica em vasos
Em geral, um bom terreno para começar uma horta deve ser plano, receber iluminação solar e vento moderado, estar perto de uma fonte de água e não reter a água da chuva ou da irrigação, já que isso pode causar a podridão das raízes.
Os melhores vegetais para cultivar em um vaso:
Como cuidar da horta em casa