Segundo a BHTrans, para realizar a reclamação, o passageiro pode registrar a ocorrência pelo telefone 156, no site prefeitura.pbh.gov.br/bhtrans, além da possibilidade de entrar em contato presencialmente, nos guichês do BH Resolve.
Como reclamar
Acesse a sua conta do Correioweb PBH, no caso do CorreioWeb. Insira seu login (Nome de Usuário) e Senha e clique em Login para acessar o email. Passo 2. Em seguida, no canto superior direito, clique sobre o símbolo de engrenagem e selecione a opção "Configurações".
A partir do dia 5 de outubro, o serviço “Solicitação/ Recurso de Benefício da Gratuidade – Cartão BHBUS Benefício Inclusão” poderá ser solicitado pela internet. Anteriormente as solicitações precisavam ser feitas presencialmente em uma das Gerências Regionais de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura.
Os documentos necessários para ter direito ao cartão são os originais da Carteira de Identidade e de um comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone ou IPTU). Para obter o Cartão BHBUS Master não é necessário morar em Belo Horizonte, mas a utilização deve acontecer somente em Belo Horizonte.
O transporte coletivo interestadual é gratuito para maiores de 60 anos com renda até dois salários mínimos. Cada ônibus deve reservar duas vagas gratuitas e, caso preenchidas estas vagas, os demais idosos têm o direito de pagar metade do valor da passagem.
Os trabalhadores demitidos sem justa causa há, no mínimo, um mês têm direito ao benefício. A validade do bilhete é de 90 dias. Para requerer o benefício, é necessário que o interessado apresente na loja o RG, carteira profissional e o termo de rescisão contratual. Os documentos devem ser originais.
Você pode pedir o benefício de duas formas:
Tem direito ao benefício as pessoas com idade igual ou maior que 60 anos e com renda igual ou menor que dois salários mínimos. As passagens para idosos são válidas para todos os horários de ônibus convencionais.
Somente continuarão a viajar gratuitamente em ônibus, trens e metrô, além dos ônibus intermunicipais da Região Metropolitana, os idosos acima de 65 anos, conforme garante a Constituição Federal e o Estatuto do Idoso, cujo art. ... Mais que isso, tem reconhecido aos idosos a condição de hipervulneráveis (REsp 1.
O direito é exclusivo para os matriculados regularmente em qualquer um dos níveis de ensino, desde o básico ao doutorado, e ainda a professores em exercício. Aqueles inscritos em cursos de educação profissional com mínimo de um ano de duração também são contemplados.
Como solicitar o Bilhete Único de Estudante?
Segundo a UNE (União Nacional dos Estudantes), os estudantes dos cursos de ensino a distância têm direito a carteirinha. Assim, recebem o benefício da meia-entrada no ingresso de cinemas, shows, jogos, além de outros eventos culturais.
estudantes de curso superior (não participantes de Programas Governamentais), técnico e tecnólogo podem ter o passe livre estudantil mediante autodeclaração de “Baixa Renda” com renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo nacional, número do CadÚnico, e da presença no cadastro enviado pela instituição de ensino.
2.
As cotas são definidas pela instituição de ensino de acordo com suas aulas e variam de 5 a 24 cotas diárias. As cotas de gratuidade são duplas. Cada cota dá direito a 2 viagens de 2 horas cada com até 04 embarques por viagem, e até 02 embarques por dia em trens e metrôs.
Para receber a cota, o aluno deve informar à unidade escolar que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante, aguardar o envio dos seus dados de matrícula à SPTrans pela instituição de ensino e pagar a taxa de sete tarifas vigentes (R$ 30,80).
A Prefeitura da cidade de São Paulo, através da SPTrans e Secretaria de Mobilidade e Transporte (SMT), informou na tarde desta quarta-feira, 18 de março de 2020, que as cotas de gratuidade para estudantes (passe livre) e meia tarifa, vão ser suspensos a partir do dia 23 de março de 2020, próxima segunda-feira.
Para revalidar ou solicitar um novo Bilhete Único Estudante/Professor é necessário que a Unidade de Ensino tenha enviado os dados para a SPTrans e a sua matrícula esteja ativa. Consulte seu Cadastro. A solicitação do benefício é válida para o ano letivo vigente.
A SPTrans anunciou na segunda-feira 21 de setembro, a retomada dos pedidos para conceder a estudantes, o Bilhete Único. ... Os estudantes do ensino superior que tiverem as aulas presenciais retomadas a partir de 07 de outubro de 2020 e realizarem o pedido, vão receber o cartão em casa.
O primeiro passo para a solicitação do Bilhete Único Escolar é feito sempre na instituição de ensino, entidade responsável por enviar os dados da matrícula do aluno à SPTrans. O estudante poderá consultar se seus dados já foram enviados pela escola no site http://estudante.sptrans.com.br.
A novidade está disponível no endereço www.sptrans.com.br, pelo banner “Consulte a Situação do Seu Bilhete Único”. Para ter acesso às suas informações é preciso digitar o número do cartão ou, na falta deste, o número do CPF.
Como saber o número do Bilhete Único com o RG ou CPF É possível descobrir o número do Bilhete Único usando o RG e CPF inserindo seus dados no site oficial da SPTrans. Para acessar, use a senha já utilizada no site da SPTrans ou crie uma nova.