As colunas apareceram pela primeira vez na arquitetura grega durante o século VII a.C. e atingiram seu auge com a construção do Parthenon, 200 anos mais tarde. Os três tipos de colunas gregas mais comuns são as de ordens Dórica, Jônica e Coríntia.
ORDEM DÓRICA Segundo Vitrúvio, a origem deste estilo pode ter ocorrido a partir de construções rústicas em madeira. As colunas na ordem dórica possuem oito diâmetros de altura e raramente possuem ornamentos na base ou em seus capitéis.
Em linhas gerais, há cinco ordens clássicas arquitetônicas: dórica, jônica e coríntia, de caráter grego e ainda, as ordens toscana e compósita, de caráter romano.
Partenon
A Ordem Jônica é uma das ordens arquitetônicas clássicas. Suas colunas possuem capitéis ornamentados com duas volutas, altura nove vezes maior que seu diâmetro, arquitrave ornamentada com frisos e base simples. Possui vinte e quatro linhas verticais.
Ordem Jônica - representava a graça e o feminino. A coluna apresentava fuste mais delgado e não se firmava diretamente sobre o estilóbata, mas sobre uma base decorada. O capitel era formado por duas espirais unidas por duas curvas. A ordem dórica traduz a forma do homem e a ordem jônica traduz a forma da mulher.
Partenon de Atenas. Situado no interior da Acrópole, o Partenon é o edifício mais importante dessa. É o monumento mais visitado do país. Erigido entre os anos 447 e 438 a.C. na Acrópole, o Partenon é um dos monumentos mais importantes da antiga civilização grega, além do edifício mais representativo de toda Grécia.
Na arquitetura grega destacam os templos, que são lugares onde se faziam muitas celebrações (acontecimentos civis, eventos esportivos, etc.) e cultos aos deuses, da qual se destaca a Acrópole e o Parthenon de Atenas, na capital grega. Além dos templos gregos, praças e teatros foram feitos.
Segundo a distribuição de colunas Períptero: o templo é completamente rodeado de colunas. Pseudoperíptero: quando uma fila ou mais de colunas está embebida nas paredes do nau. Prostilo: o templo só tem colunas na fachada. Anfiprostilo: o templo apresenta colunas nas fachadas principal e posterior.
A Arquitetura Grega desenvolveu-se a partir do século VIII a.C. Ela é vista principalmente em templos construídos para celebrações públicas e adoração aos deuses. Suas principais características são a simetria, monumentalidade e presença de colunas e pórticos. ... E os templos são só um exemplo.