Para ajudá-la é importante paciência e diálogo, para que ela sinta que tem espaço para ser ela mesma. Entender o que a criança sente e quais são as suas dificuldades e preocupações é fundamental.
Sintomas de maltrato infantil
É importante também propor algumas brincadeiras e atividades que a criança só faça com a mãe e outras que só faça com o pai. É comum um dos dois ficar enciumado e até chateado por causa da preferência do filho pelo outro.
Esses procuram deixar os filhos à sua mercê. Oscilando entre a chantagem emocional e a agressão, prendem os filhos em um espiral de emoções. Infelizmente, alguns chegam ao extremo de mentir, ainda que prejudiquem os filhos, para ganhar algo de forma egoísta.
Quando o celular toca, seu (sua) filho (a):
Veja como lidar com o namoro na adolescência
O mais recomendado é falar sobre o tema antes do adolescente iniciar o namoro, porém, não tão cedo a ponto de o assunto ficar confuso na cabeça do jovem. O ideal é abordar essa questão quando seu filho tem por volta de 13 anos. Nessa idade, os jovens estão começando a socializar e a ter interesse uns nos outros.
Essa etapa marca exatamente a transição da infância para a idade adulta – segundo a Organização Mundial de Saúde, a adolescência começa aos 10 e termina aos 20 anos. Durante esse período, o corpo muda e as ideias também. Como é tudo ao mesmo tempo, é normal que aconteçam conflitos internos e externos.
As principais mudanças no corpo do menino são: Começam a crescer os pelos do rosto (barba), das axilas e de todo corpo; Mais ou menos entre os 13 e 14 anos ocorre a primeira ejaculação; (lembrando que cada adolescente tem o seu próprio tempo para que isto acontecer, podendo ser antes ou depois dessa idade);
A transição principal que ocorre no pensar na adolescência é impressionante. Esta capacidade é chamada de pensamento formal e usa o que para Piaget são as operações formais. ... O pensamento formal permite a conceituação de abstrações e de eventos concretos (FAW, 1981).
Durante a adolescência ocorrem significativas mudanças hormonais no corpo. Além de favorecer o aparecimento de acnes, estes hormônios acabam influenciando diretamente no comportamento dos adolescentes. Nesta fase, os adolescentes podem variar muito e rapidamente em relação ao humor e comportamento.