Caso as placas das alíquotas de 0,3 ml apresentem mais de 300 colônias cada uma, conta-se as colônias da placa contendo a alíquota de 0,1 ml e multiplica-se por 100 ou 102. Exemplo 120 colônias multiplicadas por 100 é igual a 12000UFC ou 1,2 X 104 UFC de Staphylococcus aureus por grama ou mililitro da amostra.
Coloque as placas de Petri em um lugar quente e escuro.
Ágar sangue (AS) Nesse caso a turvação do líquido será o indicador do crescimento bacteriano. Uma das técnicas de cultura bacteriana pode ser feita em placas de petri. Antes de inserir os microrganismos para isolamento e cultivo, uma camada fina de gel Ágar é colocada na placa de petri.
As bactérias reproduzem-se basicamente por divisão celular binária, um processo assexuado em que uma célula se divide e dá origem a outra, multiplicando-se exponencialmente. Como todo ser vivo, as bactérias necessitam de alimento, água e temperaturas ideais para que possam viver e se desenvolver.
Os meios de cultura são classificados de acordo com seu estado físico, podendo ser sólido, quando possui agentes solidificantes como o ágar; semissólido, quando a consistência de ágar e/ou gelatina é intermediária, ou líquido, quando não possui solidificantes, caracterizando-se como caldo.
As características fundamentais dos meios de cultura são: isotonia – concentração de cloreto de sódio idêntica à fisiológica –, esterilidade e concentração de carbono, nitrogênio e sais minerais. Estas substâncias podem ser divididas de acordo com sua composição, utilização e seu estado físico.
Meio de Cultura Diferencial: Permitem a distinção entre diversos grupos de microorganismos baseando-se na capacidade de metabolização de componentes específicos do meio de cultura ou morfologia das colônias.