Lixar os dentes com lixa de unha: os riscos que esse desafio pode causar à saúde bucal. A odontologista ressalta ainda que esses desgastes podem fazer com que os dentes percam a proteção externa: o famoso esmalte dentário, que realiza a função de escudo do nosso sorriso.
Neste caso, o procedimento é um pouco diferente. Para evitar que a lixa entre em contato com a vestibular, insira a tira com a parte sem abrasividade e puxe as pontas uma para cada lado, formando um S em volta do dente.
Também conhecida como atrição, esse é o tipo mais comum de desgaste e ocorre devido ao atrito entre os dentes superiores e inferiores durante a mastigação. Embora alguma abrasão seja normal, em alguns casos ela pode levar a uma considerável perda óssea e dentária.
Atualmente, os desgastes tornaram-se comuns, por meio do estabelecimento de uma alteração da anatomia dos contatos proximais, tanto para eliminar problemas de apinhamento e discrepância de tamanho dentário, quanto para aumentar a estabilidade dos arcos dentários.
“Estudos mostram que o uso de creme dental fluoretado pode auxiliar na prevenção, já que o flúor aumenta a resistência do esmalte à dissolução provocada pelos ácidos', comenta a dentista. Além disso, reduzir o consumo de comidas e bebidas ácidas, como refrigerantes, é um cuidado muito eficaz.
Além da cárie, ter dentes com as pontas transparentes e com sensibilidade pode ser um sinal de que você está sofrendo algum tipo de desgaste diário brando, como uma erosão dentária.
Alimentos lácteos são ricos em proteínas, cálcio, fósforo e ácido láctico, que ajudam a combater bactérias e fortalecer os dentes. Salmão tem cálcio e vitamina D, a dupla perfeita para dentes fortes e saudáveis. Os produtos lácteos (leite, iogurte sem gordura) intensificam a remineralização dos dentes e contêm cálcio.