5. Teoria das necessidades humanas de Wanda Horta Teoria apoiada nas três leis que regem os fenômenos Universais: A lei do equilíbrio - homeostase ou homeodinâmica “[...] todo o universo se mantém por processos de equilíbrio dinâmico entre os seus seres” (HORTA, 1979, p 28).
Necessidades é o estado de insatisfação e carência que normalmente provoca uma sensação de mau estado. Se a necessidade humana for satisfeita, a economia sobe e não há crises que possam ameaçar a existência humana. ...
Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produção (mão de obra, terra, matérias-primas, dentre outros) são limitados. Por outro lado, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam por força do próprio crescimento populacional e do contínuo desejo de elevação do padrão de vida.
Se analisarmos necessidade humana como algo econômico e “comprável”, ela é de fato ilimitada! ... A necessidade humana sempre foi ilimitada, e se moldam de acordo com o desenvolvimento da humanidade, o que é necessidade hoje no futuro já será saciado, no entanto haverá novas necessidades, por isso o conceito de ilimitada.
Pode-se definir necessidade como tudo aquilo de que precisamos, independentemente de nossos anseios. São coisas absolutamente indispensáveis para nossa vida. Por sua vez, os desejos podem ser definidos como aquilo que queremos possuir ou usufruir, sendo essas coisas necessárias ou não.
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las.
Marcia também reforça que as causas mais comuns para a crise hídrica, tanto no mundo quanto no Brasil, são: desperdício de água; diminuição do nível de chuvas; aumento do consumo de água devido ao crescimento populacional, industrial e da agricultura.