Consolidação da memória acontece enquanto se sonha, conclui estudo. É durante o sono, sabe-se há algum tempo, que o cérebro consolida a memória de acontecimentos recentes e importantes. É preciso estar acordado e atento para registrar uma informação nova.
Memórias de curto prazo são processadas na parte frontal do cérebro em uma região altamente desenvolvida, chamada lóbulo pré-frontal. ... Então, a memória de curto prazo é convertida em memória de longo prazo no hipocampo, uma área mais profunda do cérebro.
O esquecimento é um mecanismo natural, já que, como apontado no tópico anterior, parte do que você aprende é perdido com o tempo. Só é retido aquilo que o cérebro reconhece como importante para você, ou seja, só aquilo que precisa. O segredo é fazer o seu cérebro entender o que é necessário.
A lembrança que carregamos da nossa eterna criança, enriquece a relação com os filhos. Recordar nossas brincadeiras favoritas, as histórias que ouvíamos, o que gostávamos de comer, é uma fonte inesgotável de prazer e alegria.
Neste contexto, as memórias têm a importante função de resguardar a trajetória de nossos antepassados e do nosso próprio caminho pela vida. As memórias são formas de armazenamento e processamento de informações que ocorrem desde o nascimento até a velhice.