Para atenuar seu gosto forte e tornar sua carne mais digestiva, antes de ser temperada, deixe seus bifes ficarem de molho em leite frio por uns 40 minutos. Jogue então esse leite fora, lave-os e tempere a gosto.
Truque do leite Existe um truque simples que é muito usado para diminuir o odor e o sabor forte do fígado: mariná-lo em leite. Parece estranho, mas esse truque irá te surpreender. Meia hora antes de cozinhá-los, coloque-o de molho no leite. Você deve usar cerca de 8 colheres (sopa) para cada quilo de bife.
Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe.
“O mais comum é o sabor de fígado, que a literatura estrangeira chama de liverlike off flavor.” Segundo ele, esse sabor é proveniente de gado confinado, alimentado com ração contendo óleos vegetais, comumente de caroço ou semente de algodão, fontes de baixo custo e ricas em lipídios e proteínas.
A técnica de confinamento (sistema intensivo) para produção de gado de corte é uma das técnicas mais utilizadas dentro da cadeia de produção da carne bovina, entretanto pode estar associado ao desenvolvimento de alterações negativas no sabor da carne, que em alguns casos esta caracterizado pelo sabor de fígado.
Para isso, basta misturar 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio com 2 litros de água (você ainda pode adicionar o suco de 1 limão, se desejar). Depois, é só passar essa solução pela geladeira (fora da tomada e sem os alimentos ali dentro, ok?) com o auxílio de uma esponja ou um pano macio.
Deixando a carne bovina em um congelador por muito tempo ela não irá estragar, mas irá alterar sua cor e vai perder nutrientes. Cozinhar uma carne congelada por longo tempo, normalmente ela apresentará um gosto amargo e seco. Não confie na data de validade presente na embalagem como um indicador de quão fresca ela é.
Como falei no vídeo, você pode usar água filtrada, mas o coco acaba perdendo um pouco o sabor. Prefira usar a água que vem dentro dele.
Primeiro você vai tirar os grãos dos milhos com uma faca, mas não corte muito no sabugo do milho, pois amarga a canjica, tente retirar apenas os grãos. Depois você vai passar os grãos dos milhos com o leite de coco no liquidificador, bem passado, e vai peneirar e já colocar na panela.
Segue as instruções: 1-Coloque coco fresco ralado em um saco zipado. 2-Empurre o máximo de ar para fora do saco possível. Se possível, use um saco de freezer que lhe permite aspirar-selar o saco. 3-Coloque o saco no congelador.
O truque mais simples é colocar todo o arroz contaminado na caixa de detergente da lixeira mais próxima e obter novo arroz.
Bem antes de arroz e feijão ficarem com aquele cheiro azedo bem característico, já é possível que haja contaminação ali. Por isso, eles devem ser mantidos sob refrigeração de 4 °C (a temperatura da geladeira) por no máximo três dias.
Para tirar o cheiro e gosto forte da carne, deixe-a de molho no vinagre e tempere-a com limão.
O vinagre, além de ajudar na limpeza da casa, também é um grande aliado para retirar os odores do ambiente. Para isso, basta colocar água e 2 xícaras de vinagre para ferver durante cerca de 20 minutos. Em seguida, basta mergulhar o pão na panela, colocá-lo em um prato e levar para onde você quer espantar o cheiro ruim.
Para enfeitar e conceder ainda mais sabor, coloque granulados de chocolate, paçoca triturada ou chantilly por cima - fica bem saboroso e, assim, dá para disfarçar melhor as partes queimadas.
Coloque as panelas em um recipiente cheio de água fria ou jogue água fria no exterior das mesmas. A água fria deve extirpar o sabor de queimado da panela, retirando-o do alimento.
As bolhas de vapor estouram. Já no caso do leite, além de água, ele é constituído por sais minerais, proteínas e gordura. Por isso, quando o leite é fervido, essas substâncias funcionam como “obstáculos” para as bolhas que se formam quando o líquido é aquecido.
A cebola vai remover o cheiro e gosto de queimado. Uma outra dica para remover o cheiro e o gosto de queimado da comida é cobrir a panela com um pano e colocar em um recipiente com água fria por pelo menos 10 minutos. Ou ainda troque imediatamente a comida de panela para que o gosto e o cheiro não fique impregnado.
No entanto, para evitar um sabor muito forte que se sobressaia no tempero, você deve moer as ervas e diluí-las no caldo da receita entre 10 a 15 minutos antes de terminar seu cozimento. Muitos pratos à base de arroz, como paellas e risotos, pedem açafrão.
Assim como no truque do pão francês, abra um buraco no meio da panela com arroz — com o auxílio de uma colher — e coloque a cebola cortada em fatias. Tampe a panela, aguarde de 5 a 10 minutos e retire as cebolas. O gosto e cheiro de queimados serão absorvidos e eliminados junto com a cebola!
Apesar de parecer inofensiva, comer comida queimada pode, sim, fazer mal à saúde. Isso porque a queima do alimento libera uma substância química chamada acrilamida. Ela está relacionada ao aumento do risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer (especialmente, nos rins, no endométrio e nos ovários).
Confira o passo a passo de como tirar queimado do fundo da panela