Significado de Dissecar verbo transitivo direto Cortar ou separar de maneira metódica e organizada. [Anatomia] Separar metodicamente os diferentes órgãos de um ser humano ou de um animal morto para estudá-los anatomicamente; anatomizar.
O primeiro passo para dissecar um animal é aplicar a técnica de esfolamento, também conhecida como remoção da pele. Faz-se um corte desde o pescoço até à cauda, passando pela barriga. Quando se retira a pele, esta é desidratada com sal ou com um pó chamado bórax e deixa-se repousar entre 24 a 48 horas.
Acto ou efeito de dissecar. 2. Separação metódica dos órgãos ou dos tecidos de um cadáver, animal morto ou vegetal; autópsia.
A dissecação consiste, no estudo da anatomia, na abertura e/ou separação de organismos mortos, com o objetivo de estudar diferentes órgãos ou outras peças anatómicas. Em cirurgia, o termo também pode ser usado para o ato de dissecar uma artéria, uma veia ou um tumor, por exemplo.
A dissecação anatômica constitui importante método para o reconhecimento de estruturas in situ do corpo humano, permitindo aprendizado prático da Anatomia Humana e aprimoramento de habilidades manuais/cirúrgicas, bem como atuando como fonte de dados científicos.