Padres apologistas A filosofia encontra-se com o cristianismo quando os cristãos tomam posição em relação a ela. Nos séculos XII e XIII, a oposição entre os termos “philosophi” e “sancti” representa duas visões de mundo consideradas antagônicas: a visão de mundo pagã e aquela proclamada segundo a fé cristã.
A filosofia cristã representa um conjunto de ideias baseadas nos preceitos de Jesus Cristo. Sua principal característica é a busca da explicação para a existência de Deus por meio da ciência. A base do pensamento está na tradição racionalista filosófica grega e romana em consonância com os dogmas cristãos.
Filósofos cristãos
Resposta. Resposta: Filosofia clássica grega definia o homem e a natureza, tentando explicar a natureza que envolvia o ser humano. Filosofia cristã definia o homem e Deus, tentando explicar como a influência/poder de Deus estava no mundo ao redor.
Resposta. Resposta: A filosofia helenista se ocupava com as questões da ética, do conhecimento ... doutrina cristã e a filosofia grega, tendo forte influência para a filosofia medieval.
Gilson define assim o pensamento desses filósofos: Para eles, existe entre a religião e a filosofia uma diferença de essência, que torna impossível, ulteriormente, qualquer colaboração entre elas. ... Ora, a ordem da razão é precisamente a da filosofia.
A filosofia medieval foi desenvolvida na Europa durante o período da Idade Média (séculos V-XV). Trata-se de um período de expansão e consolidação do Cristianismo na Europa Ocidental. A filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia, ou seja, a consciência cristã com a razão filosófica e científica.
Resposta. Resposta: Porque,a patrística era uma defesa dos padres protestantes da Igreja que reafirmavam o cristianismo usando ideias e conceitos filosóficos. ... Portanto pode-se dizer,então,que a Patrística inaugurou a filosofia cristã,tendo com isso um grande papel de defesa ao cristianismo.
Resposta: A principal diferença entre as duas escolas de pensamento, é que a cristã, vê Deus como o pilar central de transmissão de conhecimento, ou seja, nossas noções de mundo e crenças devem seguir a noção que as divindades acima de nós são detentoras da razão.
(Filosofia, um resumo)Foi examinando o modo como a Filosofia tem seus conhecimentos científicos universais a partir dos dados sensíveis particulares que Kant nos apontou para o que deve fazer a Filosofia? a) Kant nunca tratou desta questão. ... Este foi o motivo pelo qual abandonou seus estudos filosóficos.
A teologia utiliza meios religiosos para explicar fatos, e a filosofia utiliza sem pensar sem precisão de fé e religiosidade.
Segundo Nietzsche, a religião é uma expressão natural e intrínseca ao homem, reflexo dum "poder de ser", que o habita e ultrapassa tudo quanto na sua existência, pelas práticas habituais, é posto em acção. A religião situa-se ao nível duma experiência do incomensurável, que penetra o mais profundo do ser humano.
perspectiva, o conceito de espiritualidade pressupõe uma teoria filosófica da religião que, por sua vez, ocupa-se de explicitar os componentes fundamentais da 'consciência religiosa' e seu 'conhecimento último' possível.
A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.
A Filosofia é um ramo do saber que procura entender os conceitos ou as essências de tudo o que existe no mundo, criando, assim, as definições conceituais. Os conceitos, que nascem daquelas definições, são, por sua vez, significados complexos que movimentam problemáticas.
Como começar a estudar filosofia: 6 livros para iniciantes
Passo a passo: saiba como estudar Filosofia para o Enem
O texto filosófico, de um modo geral, propõe uma tese e a defende através de argumentos. Ele não é um texto literário e a elegância de estilo, além de não ser obrigatória, pode constituir uma inimiga do rigor e da precisão.
Um texto filosófico é uma forma de exprimir os pontos de vista pessoais sobre um determinado assunto filosófico. O primeiro passo para produzir um texto filosófico é escolher um assunto ou questão a ser trabalhada.
Mitologia é o nome que se dá a ciência que estuda os mitos. É consenso entre os especialistas, que mito é um conjunto de histórias explicativas que por têm objetivo, entre outras coisas, levar o homem refletir sobre determinados aspectos de sua condição humana. Na verdade, mito e homens andam de mãos dadas.
O mito revela o pensamento sobre uma sociedade e também tem uma função de registrar simbolicamente a memória de feitos narrados de geração a geração.
A palavra “mitologia” é utilizada para se referir ao conjunto de mitos de uma determinada cultura. Um exemplo é a mitologia egípcia, conjunto de mitos que explicam a visão de mundo e a religião dos egípcios antigos.