O conceito de integração se referia à necessidade de modificar a pessoa com necessidades educacionais especiais, de maneira que esta pudesse vir a se identificar, com os demais cidadãos, para então poder ser inserida, associada, a convivência igualitária em sociedade.
O que é Integração: É um termo bastante frequente no âmbito da pedagogia, sendo que mesmo nesta área, pode ser usado em contextos bem distintos. Pode remeter para a introdução acompanhada de um aluno com deficiências ou dificuldades de aprendizagem em uma turma.
Por vezes, entende-se a integração social como forma de criar oportunidades e direitos iguais para todos os elementos de uma sociedade. No entanto, integração social não significa que os elementos da sociedade se tornem todos iguais, mas sim que convivam pacificamente com as suas diferenças.
O processo de integração consiste em aplicação de informações e treinamento intensivo ao novo colaborador, visando ajustá-lo ao ambiente e às tarefas que lhe serão exigidas no cargo. 1. Apresentação das Políticas de Recursos Humanos (Visão, Missão e Valores).
A integração na empresa é um processo realizado pelas organizações para inserir os novos funcionários no ambiente de trabalho e também para engajar os colaboradores antigos a buscarem a qualidade em todos os procedimentos.
Um verdadeiro processo de integração dos colaboradores tem por objetivo facilitar a adaptação deles no ambiente de trabalho, divulgar a cultura da empresa, sua missão, valores, e os comportamentos adequados e aceitos por ela, a fim de alinhar as expectativas da empresa e o desempenho de seus membros.
Usualmente chamado apenas de “integração”, esse tipo de treinamento pode utilizar variados métodos, técnicas, estratégias e até plataformas para ser colocado em prática. Ele também possui uma curta duração (dificilmente dura mais do que um dia).