São todas as capacidades “treináveis” de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.
Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos.
"No voleibol destaca-se três tipos principais de velocidade: a velocidade de reação, velocidade de resistência e velocidade de deslocamento" NASCIMENTO, 2000: 91).
Nas corridas são utilizadas as capacidades físicas de velocidade, resistência, força, agilidade, equilíbrio e impulsão. Por sua vez, nos saltos usa-se a velocidade, impulsão, flexibilidade, coordenação e elasticidade.
Os saltadores, em geral, são magros e fortes. Não ser muito baixo também é vantagem. Eles precisam de muita força nos membros superiores. Além de serem extremamente técnicos, os atletas desta prova precisam também ser bons corredores.
RESISTÊNCIA ANAERÓBICA: Capacidade física que permite ao organismo executar um esforço de alta intensidade por um curto período de tempo, as provas características desta valência física são os 50 e 100 metros rasos.
Além de trabalhar as diferentes valências físicas como força, flexibilidade, capacidade cardiorrespiratória, coordenação motora e agilidade, é um meio muito eficiente para a melhora psicossocial dos seus praticantes.
Capacidades físicas ou capacidades motoras podem ser compreendidas como componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade.
Valências físicas, também chamadas de qualidades físicas, capacidades motoras, capacidades físicas entre outras denominações, são aptidões potenciais físicas de uma pessoa, definindo os pressupostos dos movimentos desde os mais simples aos mais complexos.
A valência de um elemento químico indica a quantidade de ligações químicas que ele realiza para ficar estável. O termo “valência” começou a ser utilizado no estudo das ligações químicas por volta do século XIX.
A flexibilidade é uma valência física reconhecida como uma das mais importantes componentes da aptidão física e que alguns testes de flexibilidade estão inseridos nas principais baterias de avaliação da aptidão física, quer associada à performance, quer à saúde (SILVA et al., 2006).
O desenvolvimento das qualidades físicas permite ao indivíduo economizar o seu esforço, recuperar mais rapidamente, e estar menos exposto a lesões. ... Pode explorar soluções que outrora não conseguiria, não tivesse investido no desenvolvimento das qualidades físicas.
A importância das atividades físicas vai além da perda de peso, estando relacionada com a prevenção de doenças, como a hipertensão e o diabetes. A prática de atividade física é, sem dúvida, essencial para aumentarmos nossa qualidade de vida.
Força: É a capacidade física que permite que um músculo, ou grupo de músculos, produza tensão e vença uma resistência na ação de empurrar, tracionar ou elevar. Pode ser de três tipos: Força Dinâmica, Força Estática e Força Explosiva. Força Dinâmica é aquela que o corpo tem em movimento.
Com desenvolvimento das capacidades físicas condicionar a criança à prática da atividade física, visando uma melhora da qualidade de vida na fase adulta.
As principais capacidades físicas são: força, velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação e flexibilidade, influenciam no nosso dia a dia pois, fazem com que a gente consiga realizar atividades físicas e a nossa rotina diária.
Além de diminuir o risco de lesões a flexibilidade tem outros benefícios: redução das tensões musculares, melhora da capacidade de coordenação e consciência corporal, aumento da circulação sanguínea local e diminuição do gasto energético. ...
Práticas corporais são instrumento eficiente para a promoção da saúde coletiva. ... Bastante difundidas em países asiáticos, as práticas corporais (massagem, yoga, alongamento, dança, lian gong, tai-chi, meditação, acupuntura, entre outras) têm se mostrado eficientes no enfrentamento do sofrimento e da dor.
As práticas corporais são fenômenos que se mostram, prioritariamente, ao nível corporal e que constituem-se como manifestações culturais de caráter lúdico, tais como os jogos, as danças, as ginásticas, os esportes, as artes marciais e acrobacias, entre outras práticas sociais.
As práticas corporais alternativas, de modo geral, estabelecem uma harmonia ao corpo, trabalhando-o através de movimentos leves e precisos, com ênfase no exercício respiratório, possibilitando a sensibilização dos sentidos, a amplitude do conhecimento e da expressão corporal do praticante, enfim, favorecendo a obtenção ...
Como surgem as práticas corporais? As práticas corporais são produções humanas, construídas no decorrer da História da humanidade e expressadas por meio do corpo e do movimento (jogos, danças, lutas, esportes, dramatização, atividades circenses e muitas outras).
Surgiu na Grécia Antiga.
Resposta. Resposta: surgiu na década de 1980 e no início de 1990; como sensação de bem-estar, aumento de força muscular, diminuem o risco de algumas doenças.
Existem diversas práticas corporais que podem ser incluídas no seu dia a dia....Mas, caso você tenha outra prática, que não foi listada, pratique sem culpa e seja feliz!
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1), nesta etapa os conteúdos devem envolver práticas como jogos, brincadeiras, danças, conhecimentos sobre o corpo, manifestações ginásticas e jogos de oposição aplicados às lutas.
As práticas de aventura na natureza se caracterizam por explorar as incertezas que o ambiente físico cria para o praticante na geração da vertigem e do risco controlado, como em corrida orientada, corrida de aventura, corridas de mountain bike, rapel, tirolesa, arborismo etc.
Vamos citar abaixo alguns esportes radicais urbanos bem interessantes.
Mais especificamente, se você ouvir falar em práticas corporais de aventura urbana, provavelmente seja uma menção às atividades como o parkour e o buildering, nas quais o praticante supera obstáculos urbanos sem nenhum equipamento especial.
As práticas corporais e aventuras urbanas consistem em esportes que são realizados em ambientes naturais e normalmente públicos,por exemplo,montanhas,rios,ruas e praças. Atividades como skateboard,patinação,escalada e parkour.
Mas quando falarmos em práticas de aventura urbana, trata-se de atividades que buscam simular as mesmas sensações e movimentos, só que na cidade. Um exemplo é a escalada em paredes construídas, uma vez que as rochas e montanhas não se encontram em um ambiente urbano.