A quantidade produzida varia entre 10 e 100ml/dia, com a média em torno de 30ml/dia. Apesar de não ser produzido em grande quantidade, o colostro normalmente atende perfeitamente a necessidade do bebê, que já nasce com um pequeno estoque de energia no corpo.
O colostro é o leite produzido logo após o nascimento do bebê. Geralmente, é secretado entre os três e cinco primeiros dias e tem consistência mais líquida do que o leite maduro. Além disso, é ligeiramente transparente, semelhante à água de coco, por isso, às vezes é visto erroneamente como se fosse um "leite fraco".
12 dicas para aumentar a produção do leite materno
Algumas dicas simples para aumentar a produção de leite materno são:
Como ter mais leite materno
Somente depois de dois ou três dias, o colostro gradualmente se transformará em leite de transição, quando os seios ficarão mais cheios. Duas ou três semanas depois, o leite maduro começará a ser produzido. Vale lembrar que não existe leite fraco. Ele é o melhor e mais completo alimento para o seu filho.
O contato físico na forma de abraços, massagem, cafuné e carinhos estimulam a produção de ocitocina, e é uma das causas do bem estar quando é realizado. O contato íntimo entre parceiros também é uma forma de aumentar a produção deste hormônio, já que ele é fundamental para a sensação de prazer nestes momentos.
Como o fundo do útero fica mais espesso e sobe durante o parto, vão caber cada vez menos dedos. Quando couberem cerca de 3 dedos, as mães podem pensar em ir para o hospital a dilatação deve estar em cerca de 5 centímetros. E quando couber apenas 1 dedo terá dilatação total.