Parvati
Shakti, a deusa mãe, também conhecida como ambā (mãe), ou devī (deusa). É considerada a personificação da energia cósmica em sua forma dinâmica. Acredita-se que Shakti seja a força e a energia nas quais o universo é criado, preservado, destruído e recriado (pela trindade do Hinduísmo: Brahma, Vishnu e Shiva).
Kali se envolveu tanto na batalha, que começou a destruir tudo que estava ao seu alcance. Shiva se jogou em seus pés em uma tentativa de pará-la e trazê-la de volta a realidade.
A deusa Kali quase sempre é vista ajoelhada aos pés de Shiva, seu marido. ... De acordo com a história, Kali se sentia furiosa com os erros e injustiças que com tanta frequência eram cometidos na Terra. Por conta disso, ela queria terminar o mundo, e começou Tandava, uma dança poderosa para aniquilação do mundo.
Kali ou Cali é uma das divindades do hinduísmo. É considerada uma manifestação da deusa Durga, a esposa de Shiva. É representada manchada de sangue, com cobras e um colar de crânios. ... A guirlanda de crânios significa sua divina onipresença em todas as mentes humanas para mostrar que a vida humana é passageira.
Já o deus Shiva, numa das narrativas sobre a Criação, constrói o mundo dançando, marcando o ritmo com os dois pés enquanto produz a realidade com os gestos de seus quatro braços. Normalmente, ele tem dois objetos nas mãos: um pequeno tambor (que representa o passar do tempo) e uma chama (a eternidade).
Dois dos braços ficam sobre as pernas do deus, enquanto os outros dois carregam simbolismos. A mão direita espalmada representa a bênção oferecida e a esquerda segura um tridente. Chamado de Trishula, o tridente é uma arma utilizada na destruição da ignorância humana.
Os quatro braços representam os instrumentos internos o ego, a memória, manas e budhi. O machado representa vairagya, porque corta todos os apegos e desejos que nos tiram do nosso estado de paz. O machado corta também os obstáculos. A corda representa bhakti, a devoção.
Shiva é um dos deuses mais importantes e reverenciados do hinduísmo. Em sânscrito, seu nome significa "O Auspicioso" - ou seja, aquele que dá esperança. Também é conhecido como "Benigno" (Shambu), "Beneficente" (Shankara) e "Grande Deus" (Mahadeva).
A ti nos rendemos ó senhor Shiva, com humildade, alegria e devoção. Transforme nossos caminhos em rotas de luz, afastando-nos da escuridão.
Shakti é a deusa do hinduísmo que representa a força divina. ... Dessa maneira, Shakti pode ser representada em Laskshmi, como energia de Vishnu; ou Parvati, como energia de Shiva, por exemplo. A deusa, ou energia divina, também é chamada de Devi ou Mahadevi.
Shiva é um dos deuses supremos do hinduísmo, conhecido também como "o destruidor e regenerador" da energia vital; significa o "benéfico", aquele que faz o bem. Shiva também é considerado o criador do Yoga (Ioga), devido ao seu poder de gerar transformações, físicas e emocionais, em quem pratica a atividade.
As escrituras védicas, consideradas sagradas no hinduísmo, enaltecem que Shiva possui o pescoço azul por ter bebido um oceano de veneno para que não prejudicasse ninguém ao seu redor.
No Shivaratri, a adoração ao Senhor Shiva continua durante todo o dia e a noite. A cada três horas sacerdotes realizam o Pooja do Lingam Shiva banhando-o com leite, iogurte, mel, manteiga, açúcar e água em meio ao cantar do “Om Namah Shivaya” e toque dos sinos do templo.
Shiva concordou que agira mal e decidiu trazer Ganesha de volta à vida, pondo-lhe a cabeça da primeira criatura viva que encontrasse dormindo voltada para o norte. ... Assim, o deus Shiva reviveu seu filho, que passou a ter uma cabeça de elefante. Parvati ainda não se contentara com o trato e queria mais.
O Deus Ganesha é uma importante figura cultural védica bem como da religião hinduísta, representado por um homem com cabeça de elefante. ... Portanto, o Deus é visto como uma figura máxima de intelecto e fortuna, além de ser possuidor de uma consciência lógica. Contudo, esse não é único motivo para a sua adoração.
Ganesha significa “Senhor de Todos os Seres”. Com efeito, é filho do Senhor Shiva, a “Realidade Suprema”, e de Parvati, a “Mãe do Cosmo”.
Oferendas Os devotos devem oferecer erva fresca a Ganesha diariamente, entoando de seguida o mantra Ganapati (Om Gan Ganapataye Namah). Acredita-se que a Swastika é um dos símbolos de Ganesha e, por isso, deve estar presente no altar junto à estátua. Representa boa sorte.
Aos pés de Ganesha, coloque as flores, as moedas, os docinhos e o arroz e acenda um palito de incenso de sândalo.
Coloque em uma das direções auspiciosas, como nordeste, norte ou mesmo oeste se for a única direção livre em seu lar. Ganesha sentado com o tronco inclinado: inclinado para a mão esquerda é o mais adequado. Ganesha com o tronco inclinado para a mão direita é difícil de agradar segundo a tradição.
Preparações para o Pooja O primeiro passo é arrumar e limpar a casa. Em seguida, tomar banho e vestir roupas limpas. Com a casa e os moradores limpos, preparar o que vai ser servido de alimento à deidade. Você pode fazer todo o processo ouvindo Mantras e Bhajans de Ganesha.
Puja é uma cerimônia ou um ritual que se faz para uma deidade, neste caso Ganesha, que é a divindade mais popular na Índia. Incensos e lamparinas são acesas, flores são oferecidas, mantras do livro sagrado Vedas são cantados.
A maioria dos especialistas recomenda seu uso com a tromba para cima, para atrair sorte, sucesso e prosperidade. Contudo, ele pode ainda ser colocado com a tromba para baixo, para atrair fertilidade. Virado de frente para a porta, a peça agracia e abençoa todos os visitantes da casa.
SIGNIFICADO: Sonhar com estátua de ganesha indica que É hora de libertar rancores do passado e construir relacionamentos futuros. Uma mensagem está sendo canalizada para você a partir de seu subconsciente. Você pode estar na defensiva sobre algo. Você não está passando tempo suficiente para confrontar seus sentimentos.
Na sua mão esquerda, carrega um prato de modaka, doce feito de leite e arroz tostado, simbolizando a doçura e a plenitude que traz o conhecimento do ser. O nome Ganesha é formado pela palavra gana, grafada também como guna que são as três forças que regem o universo.
Ganesha é o deus do intelecto, da sabedoria e da fortuna para a tradição religiosa do hinduísmo e védica. ... Rato: este é o meio de transporte do Ganesha (vahana), que também representa a sabedoria, talento e inteligência, no sentido de investigar minuciosamente um assunto considerado difícil.
Apenas uma presa, para que não haja dúvidas nas decisões ou a quebra da dualidade, outros dizem que ele perdeu um dos dentes quando Vyasa precisava de um escritor para colocar os Vedas no papel, ele foi o primeiro a se candidatar. E Vyasa disse para ele: “mas você não tem lápis ou caneta.” Ele crack!
Devido a todos esses importantes significados, Ganesha é muito utilizado em tatuagens, sendo ícone de proteção, sabedoria, lógica, prosperidade nos negócios e a capacidade de superar obstáculos da vida.
Sonhar com estátua significa muitas alegrias no âmbito familiar. Você terá uma vida muito feliz e seus desejos abandonados se tornarão realidade. ... Em geral, sonhar com uma estátua representa algo em você ou em sua vida que você idealiza ou admira.
Sonhar em ver-se sendo levantado por uma tromba de elefante é um sinal positivo. Anuncia sucesso e vitória. Tal resultado positivo poderia ser associado com a expressão visível de suas naturais habilidades e aptidões. Isto é, você seria capaz de, finalmente, mostrar como você é bom em alguma coisa.