Como a Catapora (Varicela) é transmitida? A catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus, ou seja, contato direto ou de secreções respiratórias.
O período de incubação é de 4 a 16 dias e a transmissão se dá entre 1 a 2 dias antes do aparecimento das lesões de pele e até 6 dias depois, quando todas as lesões estiverem na fase de crostas. Deve-se afastar a criança da creche ou escola por 7 dias, a partir do início do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.
A catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece através do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro e saliva ou por objetos contaminados pelo vírus.
No início, os primeiros sintomas costumam ser febre baixa, por volta de 38ºC, e o surgimento de várias pequenas bolhas na parte lateral do abdômen. Após o primeiro dia, estas bolhas se espalham e passam a surgir no rosto, no couro cabeludo, nas pernas e nos baços, onde aparecem em menor quantidade.
Passar um creme ou pomada calmante, de preferência sem perfume, para aliviar a coceira, que tenha calamina, talco mentolado ou pasta d'água na composição; Tomar um banho com água ligeiramente morna, adicionando um pouco de aveia; Usar roupas em algodão, de preferência.
O tratamento para catapora dura de 7 a 15 dias, pode ser recomendado por um clínico geral ou pediatra, no caso de catapora infantil, e consiste principalmente no uso de medicamentos antialérgicos, para aliviar os sintomas de coceira nas bolhas da pele e remédios para baixar a febre, como o paracetamol ou dipirona ...
Normalmente, o paciente com catapora desenvolve anticorpos contra o vírus da catapora após a infecção e, por isso, é raro pegar catapora mais que uma vez.
Alguns bons remédios caseiros para catapora são o chá de camomila e salsinha, assim como o banho com chá de arnica ou a pomada natural de arnica, pois ajudam a combater a coceira e facilitar a cicatrização da pele.
Passar uma pomada anti-histamínica, como a pomada Polaramine, ou a pomada de arnica, ou a loção de calamina, ou o talco mentolado, ou a pasta dágua mentolada nas feridas da catapora.
A catapora é uma doença infecto contagiosa causada por um vírus. Devido a isso não é necessário o uso de antibiótico no seu tratamento. Só se usa antibiótico se tivermos uma infeção bacteriana da pele associada.
Catapora é uma infecção viral, não há necessidade de entrar com antibiótico se não houver nenhuma infecção bacteriana associada. Caso haja não há problema em administrar.
Estudos recentes apontam que o ibuprofeno - anti-inflamatório administrado para amenizar sintomas de dor, febre e inflamação - não deve ser utilizado durante o tratamento de catapora, pois, apesar de ser raro, seu uso pode agravar as lesões que aparecem na pele, favorecendo a reprodução de bactérias e provocando piora ...