A secreção é a adição de líquidos, enzimas e muco ao lúmen do trato gastrointestinal (TGI). Essas secreções são produzidas pelas glândulas salivares (saliva), células da mucosa gástrica (secreção gástrica), células exócrinas do pâncreas (secreção pancreática) e pelo fígado (bile).
A gastrina é um hormônio peptídeo de cadeia linear com 17 aminoácidos liberado por células endócrinas do trato gastrointestinal que estimula a secreção de ácido clorídrico (parte do suco gástrico) e estimula a motilidade do estômago.
Quando o alimento entra no estômago, o suco gástrico é produzido. Composto por água, sais, enzimas e ácido clorídrico, ele é altamente corrosivo e, como proteção, a mucosa gástrica é revestida por uma camada de muco.
O estômago produz ácido clorídrico através de células estomacais especializadas. As células produtoras de ácido são estimuladas pela substância histamina, que por sua vez é estimulada pelo hormônio gastrina.
Outros órgãos próximos ao estômago incluem o cólon, fígado, baço, intestino delgado e pâncreas.
No estômago, o alimento é misturado com a secreção estomacal, o suco gástrico (solução rica em ácido clorídrico e em enzimas (pepsina e renina). A pepsina decompõe as proteínas em peptídeos pequenos. A renina, produzida em grande quantidade no estômago de recém-nascidos, separa o leite em frações líquidas e sólidas.
A faringe é um tubo muscular membranoso que ao receber o alimento transporta-o para o esôfago. Ele se comunica com a boca, através do istmo da garganta (espaço entre a raiz da língua, o palato mole e a epiglote) e na outra extremidade com o esôfago.
O bolo alimentar é formado na boca e impulsionado pela língua para a faringe. Da faringe, o bolo segue para o esôfago e, por intermédio dos movimentos peristálticos, é levado até o estômago. O processo responsável por levar o bolo alimentar da boca ao estômago é chamado de deglutição.
Olá! Em humanos, o alimento é ingerido pela boca, onde será mastigado, macerado, sofrerá as ações das amilases salivares e irá pelo esôfago até o estomago.
As pequenas partículas formadas a partir da digestão (nutrientes) atravessam as paredes do intestino delgado e dos vasos sanguíneos e são transportados pelo sangue para todas as células do corpo humano. Portanto, o sistema circulatório é quem carrega esse nutriente para cada célula do corpo.
Resposta. através do sistema Digestivo, a função dele é fazer digestão dos alimentos para que os nutrientes possam ser absorvidos pelo sangue e transportados para todas as células do nosso corpo onde serão transformados em energia.
Resposta. Resposta: Para que seja possível ser realizada a transformação dos alimentos que ingerimos em substâncias bem pequenas, fazendo com que seus nutrientes sejam levados pelo sangue a todo o nosso corpo.
No estômago, onde ocorre produção de suco gástrico, a pepsina (outra enzima), em meio ácido (presença de ácido clorídrico), inicia a "quebra" das proteínas. Do estômago, o bolo alimentar passa ao intestino delgado, onde será banhado por sucos digestivos produzidos pelo pâncreas, pelo fígado e pela parede do intestino.
Na verdade, as fibras vegetais puxam água para dentro da luz do intestino. Com mais água, o volume fecal aumenta. O trânsito dos alimentos no intestino delgado varia de acordo com o que foi ingerido. Em média, demora de 45 minutos a 2:30h.