As alterações cromossômicas estruturais, que envolvem alterações na morfologia dos cromossomos, podem ser de quatro tipos básicos: deleções, duplicações, inversões ou translocações. Os cromossomos estão sujeitos a modificações frequentemente, seja em número (euploidias e aneuploidias), seja em sua estrutura.
Mutação e seleção natural são fatores que podem gerar diversidade em populações naturais, levando provavelmente, aliadas a outros fatores, à formação de novas raças e espécies, ou seja, mudança genética limitada. Mutação e seleção natural podem modificar informações, mas elas não podem criar novas informações.
A seleção natural elimina as mutações deletérias e preserva as combinações disponíveis que estão melhor adaptadas ao ambiente. Pode-se então perceber que, segundo a teoria da evolução, a mutação e seleção natural constituem-se nos principais fatores evolutivos.
→ Como a seleção natural ocorre? Para que a seleção natural ocorra, são necessários alguns fatores: variabilidade entre os indivíduos, reprodução diferenciada e hereditariedade. Variabilidade entre os indivíduos: Os organismos de uma mesma espécie precisam ter variações em suas características.
Explicação: Segundo a Teoria da Seleção Natural, o meio ambiente atua como um agente que seleciona as formas com características mais vantajosas. ... Portanto, de acordo com o Neodarwinismo, a diversidade genotípica, devido principalmente às mutações, é uma condição fundamental para que a seleção natural se processe.