Originário do México e América Central, o pimentão (Capsicum annum) é um vegetal da família das Solanáceas, a mesma da batata, berinjela, tomate, etc. O formato e a cor da hortaliça variam conforme as diversas espécies da mesma.
Informação nutricional
As variedades mais comuns são o verde, o amarelo e o vermelho. Porém, existem ainda os pimentões de cor roxa, branca e laranja, que são variedades exóticas. Em relação ao formato, os tipos básicos de pimentão são: quadrado, retangular e cônico.
Solanaceae
Pimentão Verde: De sabor mais marcante e leve picância, é ótimo para ser consumido cru em saladas ou com carnes. Pimentão Vermelho: De sabor mais adocicado, é mais leve ao paladar, sendo ótimo para molhos e saladas. Pimentão Amarelo: O mais rico nutricionalmente. Possui sabor suave e vai muito bem com peixes!
Os pimentões fêmeas tem mais sementes, mas são mais doces e melhores para serem comidos crus. Os pimentões machos são melhores para cozinhar.
Os mais coloridos possuem maior "brix", uma escala utilizada na indústria de alimentos para medir a quantidade aproximada de açúcares. Por isso, eles são mais doces. Já os verdes, como o próprio nome diz, não está maduro e por isso tem um sabor mais forte.
Para polinizar manualmente as plantas da pimenta, espere até à tarde (entre o meio-dia e as 15 horas) quando o pólen estiver no seu auge. Use um pequeno pincel de artista (ou mesmo um cotonete) para transferir suavemente o pólen de uma flor para outra.
Grande parte do amargor vem da pele. A pele pode ser removida com um descascador ou assando a pimenta até a pele começar a libertar-se. Bem, a resposta óbvia é adicionar um pouco de açúcar, embora isso provavelmente não faça muita diferença para a própria pimenta.
No pimentão, o que causa a indigestão é a pele, mas também a parte branca que ele tem dentro, em conjunto com as sementes. Para usá-lo em saladas, sugiro a retirada total da pele, bem como a parte branca interna e as sementes.
Por que o pimentão verde é mais barato? Pelo fato de o pimentão verde ser colhido ainda verde e, portanto, mais cedo, ele passa a ser produzido em maior escala, barateando seu custo.
Quem tem gastrite pode de vez em quando comer paçoquinha de amendoim? Depende de quanto sintomatica esta esta gastrite. Na maioria das vezes todo alimento é permitido caso seja usado sem exageros. Durante o tratamento as restrições são maiores.
A massa da tapioca não causa nenhuma alteração para quem tem gastrite, no entanto, quem sofre com gastrite e má digestão deve evitar recheios muito gordurosos, preferindo uma versão mais leve, à base de frutas, por exemplo.
Algo que quase ninguém imagina é que a primeira atitude recomendada é cortar leite e seus derivados. Isso, mesmo! Iogurte, queijos, manteiga, sorvetes, entre outros, entram na lista dos proibidos para quem está com gastrite.
Queijo fresco Ricota ou cottage ou requeijão light, geleia. * Evitar o consumo de café, chá preto, mate e achocolatados * Se não quiser consumir pães, pode substituir por uma fruta e um cereal integral; exemplo: banana amassada com aveia ou mamão com granola.
Leite e iogurte desnatado, queijos brancos (frescal, ricota), requeijão light. Consuma-os com moderação e não com a intenção de aliviar a dor. Leite, iogurte e requeijão integral, queijos como mussarela, provolone, prato, parmesão).
Evite carnes com gordura e opte por frango e peixes, de preferência assados, grelhados ou cozidos. Prefira grãos integrais como pão, arroz e macarrão, além de queijos brancos como ricota, minas frescal e coalho. Leite desnatado, iogurte natural integral e temperos naturais também podem ser consumidos.