A característica principal da Trave de Equilíbrio, um aparelho essencialmente feminino, é o equilíbrio. Constituído por uma viga de madeira com ângulos ligeiramente arredondados, com largura total de 13 cm e largura da área de competição de 10 cm.
O salto pode ser executado para frente ou para trás, nas posições estendida, carpada, grupada ou semigrupada, podendo ou não ser combinado com piruetas (rotações no eixo longitudinal do corpo).
O atleta assume uma posição (cabeça para baixo) de parada de mãos na beira da plataforma antes de executar o salto. A saída para o salto deve ser sempre suave, porém com bastante força e impulsão além de controle e balanço, alcançando a maior altura possível (altura propicia exatidão e maior suavidade nos movimentos).
Movimentos e posições corporais
As provas de saltos ornamentais são disputadas em trampolins de 1 e 3 metros e em plataformas com altura mínima de 5 metros e máxima de 10 metros. Nas disputas olímpicas, as provas ocorrem em trampolim de 3 metros e nas plataformas.
Na posição grupada do salto ornamental, o atleta salta com os joelhos flexionados em direção ao peito. ... Os atletas podem iniciar o salto de frente ou de costas, de pé ou de ponta-cabeça, em parada de mão. Depois de saltar, eles executam diferentes movimentos no ar.
Os saltos ornamentais são praticados em uma torre de concreto, que normalmente acaba na altura da plataforma de salto, e que pode estar em locais fechados ou abertos. À frente desta construção fica a piscina, que deve ter, no mínimo, 5 m de profundidade para evitar acidentes.
Saltos ornamentais ou saltos para a água é o nome dado ao conjunto de habilidades que envolve saltar de uma plataforma elevada em direção à água, executando movimentos estéticos durante a queda.
No último domingo, em Kiev, na Ucrânia, mais uma delas brilhou. Oleksii Sereda, de apenas 13 anos chocou o mundo ao se tornar o mais jovem campeão europeu de saltos ornamentais.
o primeiro registro histórico de uma competição data de 776 a.C. Foi quando Coroebus, da cidade grega de Élis, ganhou a stadium – uma corrida de aproximadamente 200 m – e tornou-se o primeiro campeão olímpico conhecido da história.
As instalações das competições de saltos ornamentais apresentam uma piscina (de no mínimo 20 x 25m e com 5m de profundidade no ponto mais fundo) e uma torre que comporta as plataformas e trampolins da competição.
Salto em altura é uma modalidade olímpica de atletismo, onde os atletas procuram superar uma barra horizontal colocada a uma determinada altura. A modalidade também integra o programa do decatlo e do heptatlo.
sarrafo
sarrafo